domingo, 28 de abril de 2019

Coleção de textos Estudos e Orientações da FRELIMO (Partido Marxista-Leninista de Moçambique) (17 Livros) (1978)



Todos os PDFs em Português da Coleção de textos Estudos e Orientações da FRELIMO de Samora Machel
A coleção de textos «Estudos e Orientações» - quase todos de Samora Machel - foi originalmente publicada durante a luta armada pela libertação nacional, sendo posteriormente reeditada e ampliada após a independência pelo Departamento de Informação e Propaganda (DIP) e também, entre outubro de 1978 e abril de 1983, pelo Departamento de Trabalho Ideológico (DTI), como uma série de panfletos em seqüência numerada. Alguns dos últimos números da série são textos do período pós-independência (veja abaixo).
As variações na numeração e as repetições descritas abaixo parecem ter sido uma consequência de uma falta de coordenação entre os dois departamentos: alguns títulos apareceram em momentos diferentes com números diferentes, e o mesmo número foi às vezes atribuído a mais de um texto. Projetos de capa também variados. Vários desses documentos, que não parecem ter sido apenas "discursos", também apareceram repetidamente em coleções e foram traduzidos para o inglês e outras línguas. O prefácio da primeira das edições do DTI explica, do ponto de vista da Frelimo, por que os textos estavam sendo republicados. Isto foi escrito no final do exercício de “reestruturação do Partido” entre Fevereiro e Novembro de 1978, na sequência do III Congresso que declarou oficialmente a Frelimo como um partido de vanguarda marxista-leninista:
"Durante a luta armada de libertação nacional, a Frelimo editou uma importante colecção de textos da autoria do Presidente Samora Moisés Machel, intitulada «Estudos e Orientações». Esta designação diz muito sobre o conteúdo e objectivos dos documentos nela incluídos. De forma clara e acessível, eles analisam aprofundadamente todos os principais aspectos e situações que o desenvolvimento da nossa luta determinava nas suas frentes militar, política, económica, social e cultural. No seu conjunto, esses textos sintetizam os princípios fundamentais da ideologia política da Frelimo. Na fase actual da nossa Revolução, o conhecimento e estudo desses textos é indispensável para a construção da base ideológica necessária à construção da sociedade socialista, porque é através deles que melhor podemos compreender a realidade para a transformar (Produzir é Aprender, Aprender para Produzir e Lutar Melhor, p.3)."
Todos os PDFs em Português:
01 - Produzir é aprender, aprender para produzir e lutar melhor
02 - Educar o homem para vencer a guerra, criar uma sociedade nova e desenvolver a pátria
03- No trabalho sanitário materializemos o princípio de que a revolução liberta o povo
04 - A libertação da mulher é uma necessidade da revolução, garantia da sua continuidade, condição do seu triunfo
05 - Estabelecer o poder popular para servir as massas
06 - Fazer da escola uma base para o povo tomar o poder
07 - Impermeabilizemo-nos contra as manobras subversivas, intensificando a ofensiva ideológica e organizacional no seio dos combatentes e massas
08.1 - O processo da revolução democrática popular em Moçambique
08.2 - Produzir é um ato de militância
09 - Produzir é um acto de militância
10.1 - A mulher e um elemento transformador da sociedade
10.2 - Transformar do Hospital Central num hospital do povo
11 - Transformar o Hospital Central num hospital do povo
12 - Sobre os problemas, função e tarefas da juventude moçambicana
13 - Compreender a nossa tarefa
14 - Organizar uma sociedade para vencer o subdesenvolvimento
15 - Estruturar o partido para melhorar a vida do povo

Postagem original encontrada no perfil do facebook de Alexsandro Casemiro (julho de 2018)