sábado, 8 de fevereiro de 2020

Num domingo de 1905 - Domingo Sangrento




Manifestação ocorrida em São Petersburgo (Rússia) em 22 de janeiro de 1905 (9 de janeiro pelo antigo calendário) em frente ao Palácio de Inverno do Czar Nicolau II e liderada pelo padre Gregori Gapone.

Os manifestantes pacíficamente desejavam entregar um abaixo-assinado com cerca de 130 mil assinaturas e pelo qual reivindicavam a reforma agrária, tolerância religiosa, fim da censura e a participação de representantes do povo no governo. A Guarda do Czar disparou contra a multidão em frente do palácio matando milhares de camponeses e trabalhadores. Outros dois mil operários foram feridos.

Em resposta a esta selvática ação repressiva contra operários desarmados, em toda a Rússia rebentaram greves políticas de massas e manifestações sob a palavra de ordem de «Abaixo a autocracia!».

Os acontecimentos de 9 de janeiro deram início à revolução de 1905-1907.


* Não deixe de ler o importante documento histórico (Relatório Sobre a Revolução de 1905) escrito por Vladimir I. Lenin em 1917, para lembrar os 12 anos da Revolução Russa de 1905, que ocasionaram as lutas dos trabalhadores russos contra o Imperialismo (Monarquia / Capitalismo).

A tragédia acontecida no episódio que ficou mundialmente conhecido como ''Domingo Sangrento'', desencadeou o levante popular contra as forças reacionárias opressoras da burguesia, que obteve êxito com a Revolução Russa de 1917, quando, esse mesmo povo oprimido e subjugado pelo Czar toma o poder e se liberta do jugo Capitalista / Imperialista do Czar Nicolau II.



Nenhum comentário:

Postar um comentário