sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Banners & Notícias do mês de novembro de 2016 (postados originalmente na comunidade do facebook)



“As pessoas ligam a televisão quando querem desligar o cérebro”. - Steve Jobs
                                                           Nota: Revista Macworld fevereiro 2004.


Deputado do RJ sugere que pessoas se limitem a comer "de dois em dois dias" - 22/11/2016

Deputado sugere que pessoas comam a cada dois dias em restaurante popular (COM ÁUDIO DO DEPUTADO)



No Estado do Rio de Janeiro a realidade é dura. Enquanto que uma grande parte da população encontra-se desempregada, outra está trabalhando, mas sem receber os salários. A mídia anuncia que os servidores dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário vão manter os seus benefícios intocados, além de ampliar os valores nos recebimentos para o ano que vem que será de R$ 2,1 bilhões. 

Segundo a matéria do Jornal O Globo, esse dinheiro será usado em auxílios moradia, combustível, educação e transporte desses servidores públicos. Uma parte desse valor vai vir da verba que era destinada ao programa aluguel social que foi extinto pelo Governo do Estado.

Milhares de famílias pobres dependiam desse dinheiro para pagar um lugar para residir. Com o fim desse programa e a falta real de vagas de trabalho, poderão levar milhares de pessoas a ter que ir morar nas calçadas de todo o Estado.

FONTE DA CHARGE: Léo Villanova / Auxílio Moradia / Jornal GGN

Apesar da crise, estado vai gastar R$ 2,1 bilhões de reais em benefícios. (Jornal O Globo - 13/11/2016)

Mais de 10 mil famílias dependiam do aluguel social no RJ. (Jornal O Globo - 26/10/2016)

Aluguel social é extinto no Estado do RJ (Decreto oficial - 04/11/2016)


Biografia de Ariano Suassuna https://www.ebiografia.com/ariano_suassuna/


quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Por que Gritamos GOLPE? - Para entender o Impeachment e a crise política no Brasil (Livro)



''Por que gritamos Golpe? Para entender o impeachment e a crise política no Brasil'' é o quinto título da coleção Tinta Vermelha, organizado por Ivana Jinkings, Kim Doria e Murilo Cleto, e lançado em julho de 2016 pela editora Boitempo.

Os outros títulos dessa coleção são: Occupy: movimentos de protesto que tomaram as ruas (2012), Cidades rebeldes: Passe livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil (2013), Brasil em jogo: o que fica da Copa e das Olimpíadas? (2014) e Bala Perdida: a violência policial no Brasil e os desafios para sua superação (2015). Todos os livros seguem uma proposta de abordagem feita encima de temas atuais que se sucederam a partir de 2012.

Os textos são inéditos e foram preparados especialmente para a construção do livro cujo tema central é o processo ilegal de impeachment que a presidenta Dilma Rousseff sofreu. Os textos descrevem  de forma genealógica toda a crise política que se abateu sobre o país, anterior a esse processo, além de fazer um parâmetro para o entendimento de diversas ameaças que foram colocadas sobre à democracia e aos direitos conquistados, que se encontram descritos na Constituição Federal de 1988. Por fim são oferecidos caminhos para a superação de todos os impasses políticos.

Oѕ ensaios ѕãо іluѕtrаdоѕ por сhаrgеѕ da саrtunіѕtа Lаеrtе, todas publicadas оrіgіnаlmеntе реlо jornal Fоlhа dе S.Pаulо, e роr fotografias do соlеtіvо jornalístico Mídіа NINJA.

O título da coleção é uma referência ao discurso de Slavoj Žižek aos manifestantes do Occupy Wall Street, na Liberty Plaza (Nova York), em 9 de outubro de 2011. O filósofo esloveno usou a metáfora da “tinta vermelha” para expressar a encruzilhada ideológica do século XXI: “Temos toda a liberdade que desejamos – a única coisa que falta é a ‘tinta vermelha’: nos ‘sentimos livres’ porque somos desprovidos da linguagem para articular nossa falta de liberdade”.

A tinta vermelha: discurso de Slavoj Žižek no Occupy Wall Street

Os autores do livro: 

André Singer (cientista político, professor da USP) 
Armando Boito Jr. (cientista político, professor da Unicamp)
Ciro Gomes (ex-ministro da Integração Nacional)
Djamila Ribeiro (secretária-adjunta da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo) 
Eduardo Fagnani (economista e professor da Unicamp) 
Esther Solano (professora de relações internacionais da Unifesp)
Gilberto Maringoni (professor de relações internacionais da UFABC) 
Graça Costa (CUT)
Guilherme Boulos (dirigente do MTST)
Jandira Feghali (deputada federal) 
Juca Ferreira (sociólogo e Ministro da Cultura afastado)
Leda Maria Paulani (economista, professora da FEA/USP)
Lira Alli (Levante Popular da Juventude)
Luis Felipe Miguel (cientista político, professor da UnB)
Luiz Bernardo Pericás (historiador, professor da USP)
Marcelo Semer (juiz de direito)
Márcio Moretto (professor de sistema de informação da EACH/USP)
Marilena Chaui (filósofa e professora aposentada da FFLCH/USP) 
Marina Amaral (jornalista e cofundadora da agência Pública)
Mauro Lopes (jornalista, membro do coletivo Jornalistas Livres) 
Michael Löwy (filósofo e sociólogo, pesquisador no ''Centre National de La Recherche Scientifique'' / França) 
Murilo Cleto (historiador e colunista da Revista Fórum)
Pablo Ortellado (professor de gestão de políticas públicas na EACH-USP)
Renan Quinalha (advogado, pesquisador e ativista de direitos humanos)
Roberto Requião (senador / PMDB)
Ruy Braga (sociólogo, professor da USP)
Tamires Gomes Sampaio (vice-presidente da UNE) 
Vítor Guimarães (dirigente do MTST)

Fonte dos textos escritos acima:

Link para fazer o download gratuito do livro ''Por que Gritamos GOLPE? - Para entender o Impeachment e a crise política no Brasil''

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Uma História do Negro no Brasil (Livro)



Uma história do negro no Brasil de Wlamyra R. de Albuquerque e Walter Fraga Filho é uma publicação do Centro de Estudos Afro-Orientais da Universidade Federal da Bahia e da Fundação Cultural Palmares. O livro foi impresso na Gráfica Multisupri na cidade de Salvador em abril de 2006.

Esse projeto foi desenvolvido durante o governo do ex. Presidente Luís Inácio Lula da Silva e foi feito para atender a Lei 10.639, que foi criada com o objetivo de colocar na grade curricular de todas as escolas públicas e particulares do país o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana, sendo aplicadas desde o ensino fundamental até o ensino médio.

LEI No 10.639, DE 9 DE JANEIRO DE 2003.

LEI 10.639/03 E O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA

Juntamente com a Lei 10.639 foi criado o Dia Nacional da Consciência Negra comemorado no dia 20 de novembro, data em homenagem a ''Zumbi'', líder de um dos maiores e mais conhecidos quilombos que existiram no Brasil na época colonial. O quilombo dos Palmares ficava situado na Serra da Barriga, que pertencia a Capitania de Pernambuco. Essa região atualmente faz parte do município de União dos Palmares, no Estado de Alagoas.

Zumbi dos Palmares

O Quilombo dos Palmares
http://www.historiamais.com/palmares.htm

Atualmente o povo brasileiro constituído por maioria absoluta de cidadãos negros ou miscigenados com descendência dos povos africanos, está sofrendo vários retrocessos na área de direitos adquiridos, pois o governo atual que ascendeu ao poder de forma indireta e ilegítima, está suprimindo todas as conquistas que foram conseguidas nos governos anteriores.

É necessário que a população compreenda o que está acontecendo e passe a lutar com mais ardor para que o que é seu de direito, reconhecido pela Constituição Federal de 1988 seja mantido.

Não é possível que as coisas sejam drasticamente modificadas como estão sendo, acarretando enormes prejuízos em diversas áreas e fique por isso mesmo. Tudo o que está sendo feito tem um único propósito, de fazer com que as portas do futuro sejam fechadas a todos.

A retirada de direitos é para evitar que uma grande parcela da população brasileira evolua, continuando dessa forma escravos desse Sistema em que vivemos, preparado para levar a exclusão social para o negro e para o pobre. É preciso LUTAR!!!!!

Abaixo um banner montado por mim para o Dia Nacional da Consciência Negra com um desenho feito em 2010 pelo excelente cartunista brasileiro Latuff.


Uma História do Negro no Brasil - Link para fazer o download gratuito do livro

sábado, 19 de novembro de 2016

A dança do Planeta Terra e do Planeta Vênus em volta do Sol


O universo é fundamentalmente um lugar onde existe a interação entre diversos corpos celestes, que através dos seus contínuos movimentos em um espaço longo de tempo, nos mostra como esse mesmo universo está interligado com a matemática e a geometria na repetição de padrões.

A breve animação mostra a dança entre o Planeta Terra e o Planeta Vênus em torno do Sol em um período de oito anos, formando uma linda e perfeita figura geométrica.




domingo, 13 de novembro de 2016

Destruição a Jato (Mini-documentário) (2016)



Nesse documentário vocês vão ver como o Brasil foi sabotado por intermédio da operação Lava Jato, assim como perceber o papel da mídia que discerniu nas suas reportagens e páginas de diversos jornais o estrondoso crescimento do país no período anterior ao início da operação, mas que após a colocação em prática da mesma operação, passou a atuar juntamente com interesses externos para colocar o país em desequilíbrio econômico.

As verdadeiras vítimas de toda essa operação será a sociedade brasileira. Muitos ainda não visualizaram que a Lava Jato não é contra a corrupção, mas um processo que tem o objetivo central a destruição da economia brasileira, e a perseguição política de um único partido e seus parlamentares.

Uma das maiores sabotagens feitas por essa operação foi a de paralisar as empresas envolvidas no escândalo de corrupção. Ao invés de prenderem somente as pessoas físicas, os dirigentes que cometeram o crime, partiram também para cima da pessoa jurídica, que é a empresa, fazendo com que essas perdessem diversas oportunidades de negócios e tivessem enorme prejuízo financeiro.

No documentário fica claro por exemplo, por que a Odebrecht teve que ser detonada. Era a maior empresa brasileira de engenharia atuando dentro e fora do país, ganhando diversas obras no mercado externo, trazendo milhões de reais em impostos para o país. Ela atuava em diversos setores estratégicos para o desenvolvimento do Brasil, como pesquisas em diversos campos como produção de Etanol e Biodiesel, produzia e desenvolvia equipamentos militares para as forças armadas com tecnologia nacional, estava encarregada de construir o submarino atômico brasileiro, entre diversos outros projetos.

Essa empresa teve que ser prejudicada e desmantelada, pois representava um enorme perigo para as indústrias concorrentes de outros países, principalmente empresas norte-americanas. Quem está antenado sabe de quem é a mão do golpe dado aqui no país, assim como sabe o nome do país onde muitos procuradores e juízes da República de Curitiba vão fazer seus treinamentos.

O Brasil hoje está caminhando muito rapidamente, e em direção ao mesmo destino que a Grécia foi levada em 2014, a falência de todas as maiores empresas privadas brasileiras e também do Estado.


Todos os links abaixo são de reportagens de diversas fontes jornalísticas que são citadas no conteúdo do documentário, e foram colocados em ordem cronológica de apresentação no vídeo.

Metrô de SP liberou catraca para manifestantes em ato contra Dilma (Jornal Valor Econômico - 18/03/2015)

Após protestos anti-PT, ato contra impeachment mede forças na avenida Paulista (Jornal El País / edição brasileira - 18/03/2016)

Câmara tem votos suficientes para aceitar impeachment de Dilma (Jornal Folha de São Paulo - 15/04/2016)



A ECONOMIA DO BRASIL ANTES DA LAVA JATO

Brasil passa Reino Unido e é a 6ª economia mundial, diz jornal inglês (Jornal Valor Econômico - 26/12/2011)

Mercado de veículos no Brasil só é menor que China, EUA e Japão (Portal Terra - 11/12/2013)

Brasil reduz a pobreza extrema em 75%, diz FAO (Portal UOL Notícias - 16/09/2014)

Era Lula cria mais empregos que governos FHC, Itamar, Collor e Sarney juntos (Portal R7 Notícias - 27/05/2016)

Brasil saiu do mapa da fome produzido pela ONU (Portal do Senado Federal - 16/09/2014)



APÓS A IMPLANTAÇÃO DA OPERAÇÃO LAVA JATO

Setor naval afunda - Sem novos projetos da Petrobras, estaleiros começam a fechar as portas e demitem em massa (Jornal O Globo - 01/05/2016)

Bancos apertam crédito à Odebrecht e dívida de R$ 110 bi assusta (Portal UOL - 10/06/2016)

Fitch rebaixa notas de crédito da Andrade Gutierrez (Jornal Valor Econômico - 19/09/2016)

Escândalo faz Mendes Júnior reviver fantasma da falência (Jornal O Tempo - 26/01/15)

OAS tem plano de recuperação judicial aprovado pelos credores (Jornal Valor Econômico - 18/12/2015)

Crise leva 253 empreiteiras à recuperação judicial (Jornal O Estado de São Paulo - 27/09/2015)

Chineses chegam ao Brasil de olho em empreiteiras (Portal EM - 14/05/2015)

Crise das empreiteiras brasileiras abre espaço para invasão chinesa (Jornal El País / edição brasileira - 05/01/2015)

Compra da OAS e da Engevix deve ser discutida com ministro chinês (Jornal Correio Braziliense - 14/05/2015)

Empreiteiras da Lava Jato preparam pedidos de recuperação judicial (Jornal O Estado de São Paulo - 15/03/2015)

Bye, bye Brasil: empreiteiras da Lava-Jato transferem suas sedes para o exterior (Jornal O Globo - 06/03/2016)

Impacto da Lava Jato no PIB pode passar de R$ 140 bilhões, diz estudo (Jornal O Globo - 11/08/2015) 


O CASO DE EMPRESAS ESTRANGEIRAS CITADAS NO VÍDEO

Duas empresas estrangeiras são citadas no documentário como exemplo [Halliburton (USA) & Lockheed Martin (USA)], onde houve casos de corrupção e o país de origem deu a punição devida aos corruptos e multas as empresas, mas nenhuma teve que ser destruída por causa dos casos de corrupção. As mesmas seguiram em frente e tiveram ajustes feitos para que não houvessem mais ocorrências desse tipo.

O link abaixo do site BBC mostra o caso de 10 empresas de diversos países como Alemanha, França, Holanda, Japão, Suíça, e EUA que foram condenadas por crimes de corrupção. Essa matéria inclusive desmistifica o pensamento de muitos brasileiros que acreditam que a corrupção é algo sistêmico somente dentro de empresas brasileiras e estatais.

Lava-Jato: Dez empresas que pagaram milhões nos EUA por corrupção (BBC Brasil - 26/11/2014)
http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/11/141117_investigacoes_petrobras_sec_ru

O caso Lockheed ou como os EUA lideram com a corrupção, por Motta Araújo (Jornal GGN - 14/04/2015)
http://jornalggn.com.br/noticia/o-caso-lockheed-ou-como-os-eua-lideram-com-a-corrupcao-por-motta-araujo

Atualizado em 14/11/2016.

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Lute como uma menina! (Documentário)


''Nenhuma arma, nenhuma força é capaz de vencer um povo que se decide a lutar por seus direitos'' - Fidel Castro

''Um povo que não luta será eternamente dominado pelos seus algozes'' - Por Ver! Ler & Conhecer.


Documentário independente que conta a história das meninas que participaram do movimento secundarista que ocupou escolas e foi as ruas para lutar contra o projeto de reorganização escolar imposto pelo governador de São Paulo, que previa o fechamento de quase cem escolas no Estado. Esse vídeo faz parte da comemoração de um ano de ocupações, também chamado de Primavera Secundarista.

Direção: Flávio Colombini e Beatriz Alonso.

Este filme só foi possível devido à colaboração especial do cinegrafista Caio Castor, dos Jornalistas Livres, e de muitos outros cinegrafistas e fotógrafos que documentaram a luta secundarista e gentilmente cederam suas imagens.

Nesse vídeo os estudantes de SP dão uma aula de cidadania e de amor a escola e ao Brasil. Tudo o que eles pedem são educação de qualidade e uma escola justa e aconchegante, muito diferente do ambiente mostrado no vídeo, além dos depoimentos de diversos alunos que revelam uma escola fria e excrudente na sua totalidade.

Acredito que qualquer tipo de luta é sempre válido, e esses estudantes provaram isso mostrando como é viver o dia a dia em uma escola pública que teve uma estrutura preparada pelo Estado para negar-lhes todos os direitos básicos e fundamentais na sua construção e formação.

Durante as filmagens os alunos fazem denúncias com imagens de como livros, equipamentos, material escolar, instrumentos de música, bolas, laboratórios, entre muitas outras coisas são negadas a eles dentro dos colégios, ficando sempre escondidos e estragando pela falta de uso. Uma verdadeira sabotagem feita pelo Estado e por seus funcionários com a educação desses jovens.

Essa é a juventude do Brasil que não tem medo de dizer o que pensa e o que quer para o seu futuro. Sem medo de lutar, se organizaram, foram para a rua protestar, sofreram diversos abusos cometidos pelas autoridades, enfrentaram o poder do Estado representado na figura da polícia militar, sofreram ameaças, apanharam, foram xingados, muitos foram presos, seguiram sendo apoiados e também injustiçados. O mais importante é que acreditaram firmemente na sua luta sem um único pensamento de desistência. Isso foi o suficiente para que juntos conseguissem a vitória no final, que veio por meio da justiça que proibiu o governador de SP / PSDB de fazer qualquer tipo de reorganização nas escolas do Estado durante o ano de 2016.

Tudo deu tão certo que o movimento ganhou força e se alastrou por todo o Brasil, e estudantes de todas as partes do país resolveram também entrar na luta contra os programas do Governo Federal que tem planos de diminuir as verbas para a Educação com a PEC 241, atual PEC 55, além de implantar o seu projeto nefasto chamado ''Escola sem Partido'', deixando a educação pública cada vez mais empobrecida e fragilizada.

Nesse momento mais de 1000 escolas de segundo grau e 82 universidades estão ocupadas em todo o Brasil. A todo momento surgem notícias de novas ocupações que não tem previsão de término, enquanto o governo indireto não cair. A greve está sendo pautada contra todas as medidas impopulares impostas. Uma luta justa que é de todos os cidadãos que verdadeiramente defendem a educação e o futuro do país.

Brasil já tem 1.100 escolas ocupadas contra a reforma de Temer e a PEC 241 (Site Pragmatismo Político - publicado em 28/10/2016)
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2016/10/brasil-ja-tem-1-100-escolas-ocupadas-contra-a-reforma-de-temer-e-a-pec-241.html

Um ano de Primavera Secundarista, o movimento que ocupou o Brasil (Site Mídia Ninja - publicado em 10/11/2016)
https://ninja.oximity.com/article/Um-ano-de-Primavera-Secundarista-o-mov-1

sábado, 5 de novembro de 2016

Estratégias de Manipulação em Massa (Noam Chomsky)



Noam Chomsky, é um linguista, escritor, filósofo e ativista político norte-americano. É professor no Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Chomsky dedicou parte do seu tempo à análise dos meios de comunicação de massa em "A Manipulação do Público", livro escrito em conjunto com Edward S. Herman, onde explorou este tema com bastante profundidade. Elaborou então a lista das dez estratégias de manipulação usadas através da mídia em seus diversos segmentos para fazer o controle da população.

01) A estratégia da distração

Percebam que essa estratégia é utilizada a todo o momento pela mídia em nosso país. Não foi a toa que o processo de desestabilização do governo anterior se intensificou com mais força durante a copa do mundo, onde a grande maioria das pessoas só queriam saber de futebol. Então foi mais fácil implantar as idéias para derrubar o governo com o apoio da população. Durante as Olimpíadas o governo ilegítimo também utilizou abertamente essa técnica para dar início ao desmonte do Estado brasileiro, enquanto a maioria da população estava preocupada com os jogos. Programas televisivos, futebol, novelas, entre outras distrações midiáticas que não trazem conhecimento algum na sua programação, são utilizadas propositadamente para cegar a mente e a visão do público, impedindo que o mesmo visualize o que de fato está acontecendo no país.

02) Criar problemas  e depois oferecer soluções (Problema-Reação-Solução)

Para quem não lembra, a mídia criou diversos tipos de notícias manipulatórias para disseminar dúvidas na mente das pessoas. Em paralelo grupos foram montados na internet com objetivos de defender regimes anti-democráticos, como a volta da ditadura e valorização do militarismo. E a cartada final para a derrubada do governo, criando noticias falsas de uma crise econômica fabricada para levar pânico a população e fazer com que a mesma se voltasse contra a presidente e seu partido. Colocando em prática logo após a ideia de que o Estado não pode mais oferecer direitos sociais e precisa privatizar os bens públicos.

03) A estratégia da gradação

A mídia promove de forma contínua e massiva as idéias de que um Estado paternalista não é bom para a população, e dessa forma vai colocando aos poucos na mente das pessoas as novas medidas que tem que ser adotadas para eliminar os direitos do povo, sem que haja manifestações contrárias. É a chamada lavagem cerebral.

04) Estratégia do deferido

Apresentação de medidas impopulares para a população de modo que ela aceite tudo como sendo algo necessário para a recuperação do Estado. O projeto de emenda constitucional 241, as perdas dos direitos trabalhistas, a terceirização do trabalho, a privatização do SUS, entre outras medidas estão ai para nos provar a validação dessa estratégia.

05)  Dirigir-se ao público como criança de baixa idade

Publicidade feita pela mídia para fazer um emburrecimento contínuo dos cidadãos de forma que eles percam a capacidade de ter o pensamento crítico sobre as coisas, e aceite passivamente tudo que é empurrado e defendido por esses meios de comunicação como sendo algo normal, e não faça questionamentos sobre essas coisas.

06) Utilizar o aspecto emocional muito mais do que a reflexão

Se aproveitar da emoção momentânea do indivíduo para retirar dele o pensamento consciente que ele poderia ter em cima da reflexão e da razão sobre determinada coisa. Implantando em sua mente idéias, desejos de consumo, medos, entre outros artífices através da psicologia invisível do inconsciente.

07) Manter o público na ignorância e na mediocridade

Fazer com que a população não perceba quais são os métodos e as formas com as quais são feitas as manipulações. Planos para privatizar a educação pública, e de fazer reformas educacionais retirando matérias essenciais da fundamentação do pensamento da grade curricular como a chamada ''Escola sem Partido'' são exemplos claros desta técnica. O objetivo é fazer com que a classe mais pobre não adquira certos conhecimentos de elevação da sua capacidade intelectual, de forma a não se desenvolver mentalmente para que nunca consigam alcançar a classe mais rica.

08) Estimular o público a ser complacente com a mediocridade

A mídia faz o papel de preparar e disseminar para a população tudo o que de pior existe dentro da sua programação, evidenciando falsos conceitos como sendo algo verdadeiro, de valor, e de importância cultural. Ex. Filmes de comédia, valorização de músicas de baixo calão, de pseudo-artistas e ídolos, programas de auditório e de piadas, reality shows, entre outros.

09) Reforçar a revolta pela autoculpabilidade

Implantação de idéias na mente das pessoas, onde elas próprias são consideradas as culpadas pela sua desgraça. Então a pessoa passa a achar que se algo der errado, a culpa é dela e não do sistema econômico ou do político eleito que faz as mudanças nas leis que trarão o desvalimento. Isso causa apatia e conformismo, leva tristeza e decepção para o âmago, o que possibilita ao sistema continuar agindo da mesma forma, sabendo que não haverá forças internas para uma revolta ou levante por parte do oprimido.

10) Conhecer melhor os indivíduos do que eles mesmos se conhecem

Todas as formas com as quais o Sistema utiliza para adquirir os dados e a forma como cada indivíduo pensa. São realizados estudos e observações com disciplinas referentes a análise do comportamento humano colocadas em determinadas situações. Então as pessoas são estudadas em sua parte psicológica e emocional por alguns nichos da Ciência, enquanto uma outra parte tecnológica se encarrega de obter outros tipos de informações. Ex. conversas em Redes Sociais, aplicativos de telefones, emails, ligações telefônicas, entre outras. Todas as formas de comunicação que utilizam tecnologia são monitoradas pelo Sistema. Dessa forma existe um formato de manipulação onde é utilizado tudo o que se sabe sobre o indivíduo contra ele mesmo.

(VEJAM O VÍDEO EM TELA CHEIA PARA PERCEBER OS DETALHES).

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Alimentos ameaçados de extinção no Brasil



Para quem achava que quando a mídia coloca o assunto extinção em sua programação, e como algo normalmente relacionado a espécies animais, vai se surpreender com a notícia de que existem inúmeros alimentos em processo de extinção, tanto aqui no Brasil como em diversos países do mundo.

Os principais motivos que estão levando muitos destes alimentos a serem colocados em listas de espécies ameaçadas de desaparecimento são: 1) Uma grande parte desses alimentos são desconhecidos da maior parte da população, ficando dessa forma limitados a um mercado consumidor regional; 2) Fica praticamente impossível para a sociedade se manifestar e tomar as medidas para fazer a proteção de algo que ela não conhece; 3) Existe uma grande dificuldade dos pequenos produtores de sobreviver e de cuidar dessas culturas, por que o mercado para a venda desses produtos é muito restrita; 4) Muitas áreas nativas de onde se originam esses alimentos, que são na sua maior parte em Estados das Regiões Norte e Nordeste, sofrem impactos recorrentes com desmatamentos visando a criação de pastagens para a pecuária; 05) Aumento da tradição da monocultura; 6) Muitos desses alimentos tiveram uma exploração indevida durante os anos, o que possibilitou a destruição dos espécimes, não havendo condição e nem tempo para a sua recuperação no ecossistema. Um exemplo é a Palmeira Juçara de onde se estrai o Palmito de mesmo nome. Árvore nativa da Mata Atlântica, litoral brasileiro. Foi tão explorada para a industrialização de Palmito em conserva que hoje é muito rara de ser encontrada fora de áreas de proteção ambiental.

Para as indústrias a prioridade é o cultivo de grãos de origem transgênica como milho e soja, tratados nas lavouras com grandes concentrações de agrotóxicos.

O fato de se fazer uma plantação massificada de um certo produto, torna outro desconhecido e sem condições de chegar ao mercado consumidor, dessa forma aqueles que não tem chance de se sobressair, são esquecidos pela maior parte dos agricultores, o que contribui em muito para tornar uma planta extinta em uma região em um período de poucos anos.

Uma coisa que me chamou a atenção é que a pitanga está relacionada na lista de plantas em extinção. Na parte da frente da minha casa existe uma pitangueira que todos os anos fica carregada de centenas de frutos. Na época da floração é comum a observação de muitas centenas de abelhas (que também estão em risco de extinção em vários países) fazendo o papel da polinização.

Abaixo dois links para se obter um maior conhecimento sobre os alimentos transgênicos, e alguns outros que estão em risco de se extinguir -  Por Ver! Ler & Conhecer.

Transgênicos no Brasil: as verdadeiras conseqüências (Artigo da UNICAMP/SP)

Araticum, jaracatiá, grumixama: conheça alguns dos ingredientes ameaçados de extinção no Brasil (BBC Brasil, publicado em 25/10/2016)