terça-feira, 1 de novembro de 2016

Alimentos ameaçados de extinção no Brasil



Para quem achava que quando a mídia coloca o assunto extinção em sua programação, e como algo normalmente relacionado a espécies animais, vai se surpreender com a notícia de que existem inúmeros alimentos em processo de extinção, tanto aqui no Brasil como em diversos países do mundo.

Os principais motivos que estão levando muitos destes alimentos a serem colocados em listas de espécies ameaçadas de desaparecimento são: 1) Uma grande parte desses alimentos são desconhecidos da maior parte da população, ficando dessa forma limitados a um mercado consumidor regional; 2) Fica praticamente impossível para a sociedade se manifestar e tomar as medidas para fazer a proteção de algo que ela não conhece; 3) Existe uma grande dificuldade dos pequenos produtores de sobreviver e de cuidar dessas culturas, por que o mercado para a venda desses produtos é muito restrita; 4) Muitas áreas nativas de onde se originam esses alimentos, que são na sua maior parte em Estados das Regiões Norte e Nordeste, sofrem impactos recorrentes com desmatamentos visando a criação de pastagens para a pecuária; 05) Aumento da tradição da monocultura; 6) Muitos desses alimentos tiveram uma exploração indevida durante os anos, o que possibilitou a destruição dos espécimes, não havendo condição e nem tempo para a sua recuperação no ecossistema. Um exemplo é a Palmeira Juçara de onde se estrai o Palmito de mesmo nome. Árvore nativa da Mata Atlântica, litoral brasileiro. Foi tão explorada para a industrialização de Palmito em conserva que hoje é muito rara de ser encontrada fora de áreas de proteção ambiental.

Para as indústrias a prioridade é o cultivo de grãos de origem transgênica como milho e soja, tratados nas lavouras com grandes concentrações de agrotóxicos.

O fato de se fazer uma plantação massificada de um certo produto, torna outro desconhecido e sem condições de chegar ao mercado consumidor, dessa forma aqueles que não tem chance de se sobressair, são esquecidos pela maior parte dos agricultores, o que contribui em muito para tornar uma planta extinta em uma região em um período de poucos anos.

Uma coisa que me chamou a atenção é que a pitanga está relacionada na lista de plantas em extinção. Na parte da frente da minha casa existe uma pitangueira que todos os anos fica carregada de centenas de frutos. Na época da floração é comum a observação de muitas centenas de abelhas (que também estão em risco de extinção em vários países) fazendo o papel da polinização.

Abaixo dois links para se obter um maior conhecimento sobre os alimentos transgênicos, e alguns outros que estão em risco de se extinguir -  Por Ver! Ler & Conhecer.

Transgênicos no Brasil: as verdadeiras conseqüências (Artigo da UNICAMP/SP)

Araticum, jaracatiá, grumixama: conheça alguns dos ingredientes ameaçados de extinção no Brasil (BBC Brasil, publicado em 25/10/2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário