sábado, 5 de novembro de 2016

Estratégias de Manipulação em Massa (Noam Chomsky)



Noam Chomsky, é um linguista, escritor, filósofo e ativista político norte-americano. É professor no Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Chomsky dedicou parte do seu tempo à análise dos meios de comunicação de massa em "A Manipulação do Público", livro escrito em conjunto com Edward S. Herman, onde explorou este tema com bastante profundidade. Elaborou então a lista das dez estratégias de manipulação usadas através da mídia em seus diversos segmentos para fazer o controle da população.

01) A estratégia da distração

Percebam que essa estratégia é utilizada a todo o momento pela mídia em nosso país. Não foi a toa que o processo de desestabilização do governo anterior se intensificou com mais força durante a copa do mundo, onde a grande maioria das pessoas só queriam saber de futebol. Então foi mais fácil implantar as idéias para derrubar o governo com o apoio da população. Durante as Olimpíadas o governo ilegítimo também utilizou abertamente essa técnica para dar início ao desmonte do Estado brasileiro, enquanto a maioria da população estava preocupada com os jogos. Programas televisivos, futebol, novelas, entre outras distrações midiáticas que não trazem conhecimento algum na sua programação, são utilizadas propositadamente para cegar a mente e a visão do público, impedindo que o mesmo visualize o que de fato está acontecendo no país.

02) Criar problemas  e depois oferecer soluções (Problema-Reação-Solução)

Para quem não lembra, a mídia criou diversos tipos de notícias manipulatórias para disseminar dúvidas na mente das pessoas. Em paralelo grupos foram montados na internet com objetivos de defender regimes anti-democráticos, como a volta da ditadura e valorização do militarismo. E a cartada final para a derrubada do governo, criando noticias falsas de uma crise econômica fabricada para levar pânico a população e fazer com que a mesma se voltasse contra a presidente e seu partido. Colocando em prática logo após a ideia de que o Estado não pode mais oferecer direitos sociais e precisa privatizar os bens públicos.

03) A estratégia da gradação

A mídia promove de forma contínua e massiva as idéias de que um Estado paternalista não é bom para a população, e dessa forma vai colocando aos poucos na mente das pessoas as novas medidas que tem que ser adotadas para eliminar os direitos do povo, sem que haja manifestações contrárias. É a chamada lavagem cerebral.

04) Estratégia do deferido

Apresentação de medidas impopulares para a população de modo que ela aceite tudo como sendo algo necessário para a recuperação do Estado. O projeto de emenda constitucional 241, as perdas dos direitos trabalhistas, a terceirização do trabalho, a privatização do SUS, entre outras medidas estão ai para nos provar a validação dessa estratégia.

05)  Dirigir-se ao público como criança de baixa idade

Publicidade feita pela mídia para fazer um emburrecimento contínuo dos cidadãos de forma que eles percam a capacidade de ter o pensamento crítico sobre as coisas, e aceite passivamente tudo que é empurrado e defendido por esses meios de comunicação como sendo algo normal, e não faça questionamentos sobre essas coisas.

06) Utilizar o aspecto emocional muito mais do que a reflexão

Se aproveitar da emoção momentânea do indivíduo para retirar dele o pensamento consciente que ele poderia ter em cima da reflexão e da razão sobre determinada coisa. Implantando em sua mente idéias, desejos de consumo, medos, entre outros artífices através da psicologia invisível do inconsciente.

07) Manter o público na ignorância e na mediocridade

Fazer com que a população não perceba quais são os métodos e as formas com as quais são feitas as manipulações. Planos para privatizar a educação pública, e de fazer reformas educacionais retirando matérias essenciais da fundamentação do pensamento da grade curricular como a chamada ''Escola sem Partido'' são exemplos claros desta técnica. O objetivo é fazer com que a classe mais pobre não adquira certos conhecimentos de elevação da sua capacidade intelectual, de forma a não se desenvolver mentalmente para que nunca consigam alcançar a classe mais rica.

08) Estimular o público a ser complacente com a mediocridade

A mídia faz o papel de preparar e disseminar para a população tudo o que de pior existe dentro da sua programação, evidenciando falsos conceitos como sendo algo verdadeiro, de valor, e de importância cultural. Ex. Filmes de comédia, valorização de músicas de baixo calão, de pseudo-artistas e ídolos, programas de auditório e de piadas, reality shows, entre outros.

09) Reforçar a revolta pela autoculpabilidade

Implantação de idéias na mente das pessoas, onde elas próprias são consideradas as culpadas pela sua desgraça. Então a pessoa passa a achar que se algo der errado, a culpa é dela e não do sistema econômico ou do político eleito que faz as mudanças nas leis que trarão o desvalimento. Isso causa apatia e conformismo, leva tristeza e decepção para o âmago, o que possibilita ao sistema continuar agindo da mesma forma, sabendo que não haverá forças internas para uma revolta ou levante por parte do oprimido.

10) Conhecer melhor os indivíduos do que eles mesmos se conhecem

Todas as formas com as quais o Sistema utiliza para adquirir os dados e a forma como cada indivíduo pensa. São realizados estudos e observações com disciplinas referentes a análise do comportamento humano colocadas em determinadas situações. Então as pessoas são estudadas em sua parte psicológica e emocional por alguns nichos da Ciência, enquanto uma outra parte tecnológica se encarrega de obter outros tipos de informações. Ex. conversas em Redes Sociais, aplicativos de telefones, emails, ligações telefônicas, entre outras. Todas as formas de comunicação que utilizam tecnologia são monitoradas pelo Sistema. Dessa forma existe um formato de manipulação onde é utilizado tudo o que se sabe sobre o indivíduo contra ele mesmo.

(VEJAM O VÍDEO EM TELA CHEIA PARA PERCEBER OS DETALHES).

Nenhum comentário:

Postar um comentário