“Imaginar é mais importante que saber, pois o conhecimento é limitado enquanto a imaginação abraça o Universo” - Albert Einstein

sábado, 31 de dezembro de 2016

Banners & Notícias do mês de dezembro de 2016 (postados originalmente na comunidade do facebook)


Somente um papa sul americano para ter a coragem de dizer o óbvio aos seus seguidores: “Rebelem-se e questionem o que estiver errado.”

Essa mensagem foi proferida em um discurso na Polônia no início do ano, mas é perfeita para o povo da América do Sul. Um continente que historicamente está acostumado a sofrer golpes de todos os tipos, e onde a população de todos os países sabem muito bem o que é sofrer com desigualdades sociais, falta de oportunidades, preconceitos e atritos entre as camadas da sociedade, injustiças feitas por políticos corruptos, violência de todos os tipos, tráfico de drogas recorrente, entre inúmeros outros tipos de mazelas sociais e econômicas que o ''SISTEMA CAPETALISTA'' não tem interesse de extinguir.

“Rebelem-se, questionem, sonhem, e evitem os caminhos obscuros. É lindo, e me conforta o coração vê-los tão revoltosos. É estimulante escutá-los, compartilhar seus sonhos, suas questões e sua vontade de se rebelar contra todos aqueles que dizem que as coisas não podem mudar. As coisas podem mudar, não é!?”

Discurso do papa Francisco para cerca de 600 mil pessoas na Polônia / 2016.


 O calendário muda, mas a luta continua!

Que no próximo ano estejamos todos fortes e unidos, e que dessa forma consigamos vencer todo o mal que se abateu sobre as nossas vidas. Que sejamos vitoriosos nas nossas batalhas, e que o nosso país se torne uma nação democrática novamente. DIRETAS JÁ!!!!

Como disse o revolucionário Ernesto Che Guevara: Hasta la victoria siempre. Patria o muerte ("Até a vitória sempre. Pátria ou Morte"). Que o povo brasileiro se levante do seu sono para lutar pelos seus direitos. Feliz Ano Novo a todos!!!!


A tradicional família brasileira a noite, reunida em casa para assistir a programação jornalística da sua emissora de televisão favorita.

Ilustração feita por Steve Cutts


Desde o século IV os cristãos celebram o 25 de dezembro como o dia do nascimento de Jesus. É o solstício do inverno no Hemisfério Norte, a festa do “Sol Invicto”.  Aquele que, a partir da noite mais longa e fria, teima em nascer, vencendo, pouco a pouco, as trevas. As forças da escuridão não prevaleceram. Sol que aquece, dá vida, acarinha. Que cada um aspira desde a véspera. Daí as comemorações da noite do dia 24, na expectativa do que demora mas virá. De lá para cá, per omnia secula seculorum, foram tantos os natais que, mais do que um aniversário, comemoramos um renascimento. Pablo Neruda, ateu e, como todo poeta, místico, conclama à ressurreição: “nascemos como esboço. É preciso sempre renascer. Nascemos para renascer”.

Chico Alencar


Música de final de ano preparada especialmente pela Rede Golpe para a população brasileira.

DESLIGUE O QUE TE FAZ MAL!


O circo do golpe tem que terminar o mais rápido possível para que voltemos a ter em nossas mãos o Brasil que sonhamos.

A ''ESTRELA'' tem que brilhar novamente!!!


Dom Paulo Evaristo Arns morre aos 95 anos

Símbolo da luta contra a ditadura, o arcebispo emérito de São Paulo dedicou sua vida à justiça social
http://www.cartacapital.com.br/sociedade/dom-paulo-evaristo-arns-morre-aos-95-anos


Enquanto que no Brasil a nova Reforma da Previdência altera a idade mínima de aposentadoria de 35 anos (homens), 30 anos (mulheres) para 65 anos, além do tempo de contribuição que aumenta muito, no Japão a coisa é ao contrário, com a redução do tempo de contribuição de 25 anos para apenas 10 anos, beneficiando milhares de pessoas. (Links das matérias abaixo)

Regime atual brasileiro: Mínimo de contribuição de 15 anos para se aposentar. Podem se aposentar por idade ou por tempo de contribuição. Não há idade mínima exigida e basta que homens tenham contribuído por 35 anos e mulheres por 30 anos.

Nova Reforma da Previdência: Mínimo de contribuição passa para 25 anos para se aposentar (sem ser aposentadoria integral), e a idade mínima para a aposentadoria sobe para 65 anos. Os fatores, portanto, passam a ser conjuntos: é preciso preencher os dois requisitos para receber o benefício. Para receber a aposentadoria integral o trabalhador tará que contribuir durante 50 anos.

Japão reduz para 10 anos aposentadoria por tempo de contribuição

Meio século de trabalho por aposentadoria integral: entenda a proposta de reforma da Previdência 


A função da mídia é distrair e enganar as pessoas, de modo que ela possa trabalhar fazendo a manipulação dos pensamentos e cultivando as atitudes posteriores que o povo deverá fazer para eleger, consumir ou retirar alguém do poder.

Os detentores do poder querem que sejamos observadores passivos, enquanto agem para destruir o nosso futuro. (cena do filme/anime ''Waking Life'' de 2001)


“Em todo o mundo, a crise ressuscitou os piores reflexos do passado, em particular o racismo, o antissemitismo e o desprezo pelos pobres. E no Brasil, ressurgiram as atitudes herdadas de uma sociedade escravocrata. Não é o custo – bastante moderado – do Bolsa Família que escandaliza, mas a ideia de que os pobres possam ter direitos.”

por Anselm Jappe, filósofo, escritor e crítico social francês



22/12/2016 - Governo apresentou projeto da reforma trabalhista. Proposta estabelece 11 pontos que poderão ser negociados entre patrões e empregados e, em caso de acordo, passarão a ter força de lei. (A proposta dos empregadores nunca será em beneficio do empregado, mas em obter cada vez mais lucro em cima de cada trabalhador).


http://g1.globo.com/economia/noticia/proposta-de-reforma-trabalhista-autoriza-jornada-de-ate-220-horas-por-mes.ghtml




Toda pessoa que possua solidariedade acima de preconceitos e egoísmos, é um cidadão de esquerda, ainda que não saiba e independente de partidos, ideologias e crenças.


O Ministério do Planejamento do governo ilegítimo resolveu lançar um Código de Ética para os servidores públicos, e publicou um banner no seu perfil na página do facebook, onde claramente se percebe um desenho estilizado lembrando outro desenho muito conhecido. A coisa ficou tão séria e conturbada que os internautas bombardearam o site com diversas críticas, e o Ministério do Planejamento foi obrigado a retirar o desenho da página afirmando que tudo não passou de um mal entendido. Agora sabendo que isto foi criado nesse governo golpista, é possível acreditar que foi apenas uma coincidência do acaso?

* Ministério do Planejamento lamenta suástica em post sobre Código de Ética


“Hoje as torturas são chamadas de “procedimento legal”, a traição se chama “realismo”, o oportunismo se chama “pragmatismo”, o imperialismo se chama “globalização” e as vítimas do imperialismo se chamam “países em via de desenvolvimento”. O dicionário também foi assassinado pela organização criminosa do mundo.As palavras já não dizem o que dizem ou não sabemos o que dizem.”

Eduardo Galeano - Jornalista e Escritor uruguaio (1940 - 2015)


Essa charge representa muito bem a atual situação de Brasília e de todos os poderes governamentais. Tanto o Executivo, o Judiciário como o Legislativo estão apodrecidos e indo para o caminho de todo efluente. O esgoto pútrido da HISTÓRIA.


Quando o Estado democrático de direito é quebrado, e pessoas ilegítimas não escolhidas pelo voto popular passam a governar, uma das primeiras vítimas a ser assassinada é a justiça, vindo logo após as leis e os direitos do povo. - Por Ver! Ler & Conhecer



Fome cai 82% em 12 anos no Brasil, afirma ONU (período entre 2002 e 2014)

A íntegra do discurso de Lula no lançamento do programa Fome Zero (2003)


Entendam porque a direita neoliberal e os seus parlamentares conseguiram tantos adeptos na classe mais pobre do país nos últimos tempos.


Vejam a diferença de jornalismo feito entre um veículo pago e financiado pelo governo Federal, que em uma festa organizada para os ricos de São Paulo escolhe Michel Temer, João Dória e Sérgio Moro como as personalidades do ano, e um veículo de comunicação de outro país, isento de qualquer financiamento público, sendo uma das revistas mais respeitadas do mundo, que elegeu a Presidente Dilma Rousseff com o prêmio Mulheres do Ano, juntamente com outras nove escolhidas. 

MÍDIA BRASILEIRA. A MANIPULAÇÃO VOCÊ VÊ AQUI!!!!

'Financial Times' elege Dilma Rousseff como uma das "mulheres do ano" 

Prêmio "Brasileiros do Ano" da revista Istoé celebra Moro, Temer e Doria
http://www.esquerdadiario.com.br/Premio-Brasileiros-do-Ano-da-revista-Istoe-celebra-Moro-Temer-e-Doria



Se mobilizem nas páginas progressistas e principalmente nas manifestações de rua, e vamos a luta.


“Forças impessoais sobre as quais não temos praticamente controle algum parecem estar nos empurrando na direção do pesadelo do Admirável Novo Mundo e essa pressão impessoal está sendo conscientemente acelerada por representantes das organizações empresariais e políticas que desenvolvem diversas técnicas novas para manipular, de acordo com o interesse de alguma minoria, os pensamentos e as emoções das massas.” 

Adoux Huxley em “Regresso ao Admirável Mundo Novo” (1959)


Absolvido PM que matou o estudante Douglas, autor da frase “por que o senhor atirou em mim?”

Segundo a matéria a Justiça Militar aceitou versão do PM Luciano Pinheiro Bispo de que arma disparou por acidente. EXISTE JUSTIÇA NO BRASIL?

“O juiz chegou à conclusão que faltam provas para determinar a intenção do policial em atirar intencionalmente e assassinar Douglas”.

As últimas palavras do menino, “Por que o senhor atirou em mim?“, viraram símbolo nos protestos pedindo o fim do extermínio de jovens negros nas periferias.

Link da matéria
http://ponte.cartacapital.com.br/absolvido-porque-senhor-atirou-em-mim/

O desenho do banner é da comunidade ''Por que o senhor atirou em mim?'', que foi montada para divulgar notícias de injustiças no país.
https://www.facebook.com/porqueatirouemmim/



“Uma nação pode sobreviver aos idiotas e até aos gananciosos. Mas não pode sobreviver à traição gerada dentro de si mesma. Um inimigo exterior não é tão perigoso, porque é conhecido e carrega suas bandeiras abertamente. Mas o traidor se move livremente dentro do governo, seus melífluos sussurros são ouvidos entre todos e ecoam no próprio vestíbulo do Estado. E esse traidor não parece ser um traidor; ele fala com familiaridade a suas vítimas, usa sua face e suas roupas e apela aos sentimentos que se alojam no coração de todas as pessoas. Ele arruina as raízes da sociedade; ele trabalha em segredo e oculto na noite para demolir as fundações da nação; ele infecta o corpo político a tal ponto que este sucumbe. Deve-se temê-lo mais que a um assassino.”

Discurso de Marco Tulio Cícero - Tribuno romano - 42 a.C.




sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Estado Idiotizador (Vídeo + Matérias)



Um vídeo feito na primeira metade da década de 2000 para mostrar como era o governo do (PSDB) na figura do ex. presidente Fernando Henrique Cardoso. O que vamos observar é que as mesmas coisas citadas nesse vídeo estão sendo feitas pelo governo ilegítimo de Michel Temer (PMDB), além da manipulação emburrecedora sempre constante da mídia que nunca deixou de ser praticada. 

Não podemos fechar os nossos olhos para a realidade, e temos que admitir que muitas outras coisas também estiveram sempre presente, como os casos de impunidade que se encontra entranhado dentro de um judiciário que nunca deixou de ser reacionário.

O Brasil está retrocedendo nos avanços conquistados e caminha rumo ao passado, de volta a esse tempo sofrível, talvez a uma época muito anterior aos anos noventa.

Estado Idiotizador (ESTADO CAPETALISTA) - Você faz parte dele, sendo todos os dias alvo de MANIPULAÇÃO através da MÍDIA, como gado no campo e burros de carga, preparado para que NÃO ENXERGUE além dos ANTOLHOS que te colocam, e dessa forma continue permanentemente cego, vendo apenas o que eles determinam, e indo guiado em direção ao abatedouro.


10 passos para se construir um país idiota  (Acompanhado de algumas notícias atuais de diversas mídias para embasar o que está colocado no vídeo)

01) ACABAR COM A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE 

Destruir e dificultar todo tipo de educação que seja dada a população. Na verdade a educação de qualidade foi exterminada na época da ditadura militar. O que está sendo feito atualmente é o desmonte dos avanços que foram feitos durante todos esses anos.

A ponte de Temer visa acabar com a educação pública e isso tira o seu filho da escola (Portal CTB - 06/05/2016)

PEC 55 que pode reduzir verbas da saúde e educação é inconstitucional, dizem debatedores (Agência Senado - 15/08/2016)

Temer suspende programa nacional de combate ao analfabetismo (Folha se São Paulo - 28/08/2016)

Governo Temer acaba com programa Mais Educação (Esquerda Diário - 06/09/2016)

Reforma no ensino médio: cilada autoritária para privatizar a educação (Brasil 247 - 23/09/2016)

Perdão de dívida de 1 trilhão de grandes donos de terra, financiaria a educação por 14 anos (Falando Verdades - 16/12/2016)
http://falandoverdades.com.br/2016/12/16/perdao-de-divida-de-1-trilhao-de-grandes-donos-de-terra-financiaria-a-educacao-por-14-anos/


02) DAR OPORTUNIDADE PARA POUCOS 

Com a aprovação da PEC 55 e a Reforma da Previdência que virá em 2017, todos os tipos de condições de oportunidades de ascenção social para a população serão retirados, como congelamento do salário mínimo por 20 anos, corte de aposentadorias, entre outros.

Crise econômica: entenda a ascensão e a queda da classe C no Brasil (ZH Vida & Estilo - 07/05/2016)

Com Temer a educação é para poucos (Portal Vermelho - 27/09/2016)


03) CRIAR UMA MÍDIA INÚTIL

Todos já sabem como é. Futebol e programas de piadas, programas de dança e músicas com mensagens deprimentes, mulheres semi-nuas, jornalismo unilateral e novelas o tempo todo no circo chamado TELEVISÃO BRASILEIRA. 


04) GARANTIR UM SISTEMA DE SAÚDE HORRÍVEL

Todos sabem como isso funciona. Os governos Estaduais quebraram diversos Estados de forma proposital a fim de haver motivos para fazer privatizações futuras na área da saúde e educação. As verbas enviadas pelo Governo Federal foram desviadas e sumiram. Governadores de diversos Estados deram isenções bilionárias de impostos a empresas privadas durante anos.

RJ deixou de arrecadar R$ 138 bi em ICMS entre 2008 e 2013, diz TCE (Jornal O Globo - 08/03/2016)

Em um dia, Dornelles assina 14 decretos de isenções fiscais a empresas e produtos (Jornal Extra - 06/10/16)




05) COBRAR ALTOS IMPOSTOS

Preço da gasolina sobe pela 2ª semana seguida, para maior valor no ano (Jornal O Globo - 16/12/2016)

Gasolina aumenta 8,1% com entrega do pré-sal e desmanche da Petrobrás de Temer e PSDB (Portal Falando Verdades - 05/12/2016)

Alerj reduz subsídio pago a passageiro e encarece Bilhete Único Intermunicipal (Página de Marcelo Freixo - 08/12/2016)

Aumento do ICMS no RJ mesmo com a maioria votando contra na ALERJ. 


06) GARANTIR A IMPUNIDADE

Nem mencionei impunidades referentes a morte de pessoas de origem negra nas periferias, abuso de autoridades, entre muitas outras formas de arbitrariedades.

As primeiras vítimas da PEC 241: crianças com deficiência (O Cafezinho - 11/10/2016)

"Quem não tem dinheiro, não vai pra universidade" Diz deputado a favor da PEC 241, atual PEC 55 (Esquerda Valente - 11/10/2016) (Com vídeo)

Reforma pode obrigar aposentado a contribuir com Previdência também (Folha de São Paulo - 29/10/2016)

Para o deputado Alceu Moreira PMDB aposentados são vagabundos remunerados (Esquerda Diário - 30/10/2016)


07) TUDO TEM QUE NÃO FUNCIONAR

Essa etapa de fazer o travamento de todos os órgãos públicos, assim como colocar os mesmos em estado caótico vai acontecer um pouco mais a frente. Por enquanto eles ainda não conseguiram realizar esse desmonte, mas as medidas estão sendo feitas para que isso ocorra e os impactos vão aparecer em menos de um ano.


08) PROMOVER O DESEMPREGO

DESEMPREGO EXPLODE COM TEMER E MEIRELLES (Brasil 247 - 30/09/2016)

Falta trabalho para 22,7 milhões de pessoas, indica IBGE (Folha de São Paulo - 13/10/2016)


09) JAMAIS INVESTIR EM TECNOLOGIA

Para cientistas, Temer "reduz" área estratégica para o desenvolvimento (UOL Notícias - 06/06/2016)

Fusão de ministérios da Ciência e Tecnologia com Comunicações é 'retrocesso', diz presidente da Fiocruz (Jornal O Globo - 19/06/2016)

“Esse governo interino não valoriza a ciência, a tecnologia e a inovação” (Nossa Ciência - 16/08/2016)

Golpe na Ciência e Tecnologia (Portal Vermelho - 03/11/2016)


10) EMPREGAR ''MÁGICOS'' NO GOVERNO

Essa situação sempre foi vivenciada na política brasileira, sendo atualmente uma questão muito discutida. Existem diversos grupos específicos que escolhem representantes para concorrer nas eleições, para que dessa forma favoreçam interesses privados quando forem eleitos. 

Pastores, empresários, latifundiários, ruralistas, pessoas ligadas a bancos e ao capital estrangeiro, entre muitos outros grupos distintos se filiam a partidos políticos, normalmente de direita e se elegem nas eleições de forma a utilizar o Estado e as leis, muitas vezes adulteradas para que venha favorecer os seus interesses pessoais (empresas e negócios) ou da elite a qual pertencem.

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

DÍVIDA PÚBLICA BRASILEIRA - A soberania na corda bamba - Documentário de Carlos Pronzato (2014)



O assunto dívida pública é censurado pela mídia mercantilista porque esta se alimenta do abjeto poder financeiro, constituído por abutres insaciáveis que devoram impiedosamente massas humanas em todo o mundo, gerando desemprego, fome e miséria. A abordagem desse assunto pelos órgãos de comunicação é parcial, distorcida e enganosa. 

A Comunicação, sem qualquer escrúpulo com o seu fundamental papel para capacitar a população na tomada de decisões em benefício de todos, denomina a auditoria como calote, aceita e reforça o conceito de dívida líquida, subtraindo do valor real, bruto da nossa dívida, as reservas internacionais, que são aplicações do Brasil no exterior, a juros perto de zero.

Enquanto isso, pagamos juros acima da taxa SELIC, os maiores do mundo. É como subtrair de uma dívida com juros altíssimos o dinheiro parado dentro de um colchão.

A dívida total brasileira no ano de 2013 chegou ao valor aproximado de R$ 4 trilhões; o pagamento de juros e amortizações alcançou R$ 718 bilhões, o que corresponde a aproximadamente R$ 2 bilhões por dia; esse desembolso anual representa 40% do orçamento da nação.

Este filme contribuirá muito para ajudar na conscientização do povo brasileiro, única forma de libertar o nosso país dessa submissão ilegal, injusta e odiosa.


Direção, roteiro, câmera e entrevistas: Carlos Pronzato
Direção de Produção: Cristiane Paolinelli
Edição: Henrique Marques
Assistência de Direção/Pesquisa de imagens: Luiza Diniz
Ideia e argumento: Gisele Rodrigues
Assistência de produção/RJ: José Bernardes e Helena Reis
Assistência de produção/DF: Rodrigo Ávila
Assessoria de comunicação: Richardson Pontone
Produção: Instituto Rede Democrática/RJ, Núcleo RJ da Auditoria Cidadã da Dívida Publica e Sindipetro/RJ
Realização: La Mestiza Audiovisual

O documentário teve seu pré-lançamento no dia 04 de setembro de 2014 na histórica sede da ABI (Associação Brasileira de imprensa) no Rio de Janeiro. Lançado no dia 07 de setembro de 2014 na web. (www.lamestizaaudiovisual.blogspot.com)

Alguns outros links para se informar sobre o tema e a real situação 

Auditoria Cidadã da Dívida

“A dívida pública é um mega esquema de corrupção institucionalizado”

Origem e história da dívida pública no Brasil até 1963

A catástrofe da dívida pública brasileira

domingo, 4 de dezembro de 2016

Berthold Brecht - O Analfabeto Político



Gestus – Poemas de Brecht gravados pela Cia. do Porão (Núcleo 33 de teatro da Fundação das Artes de São Caetano do Sul) para apresentação do espetáculo A Padaria. Renata Vasquez é quem declama o poema no vídeo.

O texto é atribuído a Bertolt Brecht pela primeira vez em Terra Nossa: Newsletter of Project Abraço, North Americans in Solidarity with the People of Brazil, Vols. 1-7 (1988, p. 42).

“O pior analfabeto é o analfabeto político”: Uma entrevista com Bertolt Brecht. Por Camila Nogueira

O Analfabeto Político - Berthold Brecht

O pior analfabeto é o analfabeto político, ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos.

Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política.

Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e o lacaio dos exploradores do povo.

Nada é impossível de Mudar Desconfiai do mais trivial, na aparência singelo. E examinai, sobretudo, o que parece habitual.

Suplicamos expressamente: não aceiteis o que é de hábito como coisa natural, pois em tempo de desordem sangrenta, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural nada deve parecer impossível de mudar.

(Berthold Brecht)


sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Banners & Notícias do mês de novembro de 2016 (postados originalmente na comunidade do facebook)



“As pessoas ligam a televisão quando querem desligar o cérebro”. - Steve Jobs
                                                           Nota: Revista Macworld fevereiro 2004.


Deputado do RJ sugere que pessoas se limitem a comer "de dois em dois dias" - 22/11/2016

Deputado sugere que pessoas comam a cada dois dias em restaurante popular (COM ÁUDIO DO DEPUTADO)



No Estado do Rio de Janeiro a realidade é dura. Enquanto que uma grande parte da população encontra-se desempregada, outra está trabalhando, mas sem receber os salários. A mídia anuncia que os servidores dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário vão manter os seus benefícios intocados, além de ampliar os valores nos recebimentos para o ano que vem que será de R$ 2,1 bilhões. 

Segundo a matéria do Jornal O Globo, esse dinheiro será usado em auxílios moradia, combustível, educação e transporte desses servidores públicos. Uma parte desse valor vai vir da verba que era destinada ao programa aluguel social que foi extinto pelo Governo do Estado.

Milhares de famílias pobres dependiam desse dinheiro para pagar um lugar para residir. Com o fim desse programa e a falta real de vagas de trabalho, poderão levar milhares de pessoas a ter que ir morar nas calçadas de todo o Estado.

FONTE DA CHARGE: Léo Villanova / Auxílio Moradia / Jornal GGN

Apesar da crise, estado vai gastar R$ 2,1 bilhões de reais em benefícios. (Jornal O Globo - 13/11/2016)

Mais de 10 mil famílias dependiam do aluguel social no RJ. (Jornal O Globo - 26/10/2016)

Aluguel social é extinto no Estado do RJ (Decreto oficial - 04/11/2016)


Biografia de Ariano Suassuna https://www.ebiografia.com/ariano_suassuna/


quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Por que Gritamos GOLPE? - Para entender o Impeachment e a crise política no Brasil (Livro)



''Por que gritamos Golpe? Para entender o impeachment e a crise política no Brasil'' é o quinto título da coleção Tinta Vermelha, organizado por Ivana Jinkings, Kim Doria e Murilo Cleto, e lançado em julho de 2016 pela editora Boitempo.

Os outros títulos dessa coleção são: Occupy: movimentos de protesto que tomaram as ruas (2012), Cidades rebeldes: Passe livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil (2013), Brasil em jogo: o que fica da Copa e das Olimpíadas? (2014) e Bala Perdida: a violência policial no Brasil e os desafios para sua superação (2015). Todos os livros seguem uma proposta de abordagem feita encima de temas atuais que se sucederam a partir de 2012.

Os textos são inéditos e foram preparados especialmente para a construção do livro cujo tema central é o processo ilegal de impeachment que a presidenta Dilma Rousseff sofreu. Os textos descrevem  de forma genealógica toda a crise política que se abateu sobre o país, anterior a esse processo, além de fazer um parâmetro para o entendimento de diversas ameaças que foram colocadas sobre à democracia e aos direitos conquistados, que se encontram descritos na Constituição Federal de 1988. Por fim são oferecidos caminhos para a superação de todos os impasses políticos.

Oѕ ensaios ѕãо іluѕtrаdоѕ por сhаrgеѕ da саrtunіѕtа Lаеrtе, todas publicadas оrіgіnаlmеntе реlо jornal Fоlhа dе S.Pаulо, e роr fotografias do соlеtіvо jornalístico Mídіа NINJA.

O título da coleção é uma referência ao discurso de Slavoj Žižek aos manifestantes do Occupy Wall Street, na Liberty Plaza (Nova York), em 9 de outubro de 2011. O filósofo esloveno usou a metáfora da “tinta vermelha” para expressar a encruzilhada ideológica do século XXI: “Temos toda a liberdade que desejamos – a única coisa que falta é a ‘tinta vermelha’: nos ‘sentimos livres’ porque somos desprovidos da linguagem para articular nossa falta de liberdade”.

A tinta vermelha: discurso de Slavoj Žižek no Occupy Wall Street

Os autores do livro: 

André Singer (cientista político, professor da USP) 
Armando Boito Jr. (cientista político, professor da Unicamp)
Ciro Gomes (ex-ministro da Integração Nacional)
Djamila Ribeiro (secretária-adjunta da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo) 
Eduardo Fagnani (economista e professor da Unicamp) 
Esther Solano (professora de relações internacionais da Unifesp)
Gilberto Maringoni (professor de relações internacionais da UFABC) 
Graça Costa (CUT)
Guilherme Boulos (dirigente do MTST)
Jandira Feghali (deputada federal) 
Juca Ferreira (sociólogo e Ministro da Cultura afastado)
Leda Maria Paulani (economista, professora da FEA/USP)
Lira Alli (Levante Popular da Juventude)
Luis Felipe Miguel (cientista político, professor da UnB)
Luiz Bernardo Pericás (historiador, professor da USP)
Marcelo Semer (juiz de direito)
Márcio Moretto (professor de sistema de informação da EACH/USP)
Marilena Chaui (filósofa e professora aposentada da FFLCH/USP) 
Marina Amaral (jornalista e cofundadora da agência Pública)
Mauro Lopes (jornalista, membro do coletivo Jornalistas Livres) 
Michael Löwy (filósofo e sociólogo, pesquisador no ''Centre National de La Recherche Scientifique'' / França) 
Murilo Cleto (historiador e colunista da Revista Fórum)
Pablo Ortellado (professor de gestão de políticas públicas na EACH-USP)
Renan Quinalha (advogado, pesquisador e ativista de direitos humanos)
Roberto Requião (senador / PMDB)
Ruy Braga (sociólogo, professor da USP)
Tamires Gomes Sampaio (vice-presidente da UNE) 
Vítor Guimarães (dirigente do MTST)

Fonte dos textos escritos acima:

Link para fazer o download gratuito do livro ''Por que Gritamos GOLPE? - Para entender o Impeachment e a crise política no Brasil''

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Uma História do Negro no Brasil (Livro)



Uma história do negro no Brasil de Wlamyra R. de Albuquerque e Walter Fraga Filho é uma publicação do Centro de Estudos Afro-Orientais da Universidade Federal da Bahia e da Fundação Cultural Palmares. O livro foi impresso na Gráfica Multisupri na cidade de Salvador em abril de 2006.

Esse projeto foi desenvolvido durante o governo do ex. Presidente Luís Inácio Lula da Silva e foi feito para atender a Lei 10.639, que foi criada com o objetivo de colocar na grade curricular de todas as escolas públicas e particulares do país o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana, sendo aplicadas desde o ensino fundamental até o ensino médio.

LEI No 10.639, DE 9 DE JANEIRO DE 2003.

LEI 10.639/03 E O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA

Juntamente com a Lei 10.639 foi criado o Dia Nacional da Consciência Negra comemorado no dia 20 de novembro, data em homenagem a ''Zumbi'', líder de um dos maiores e mais conhecidos quilombos que existiram no Brasil na época colonial. O quilombo dos Palmares ficava situado na Serra da Barriga, que pertencia a Capitania de Pernambuco. Essa região atualmente faz parte do município de União dos Palmares, no Estado de Alagoas.

Zumbi dos Palmares

O Quilombo dos Palmares
http://www.historiamais.com/palmares.htm

Atualmente o povo brasileiro constituído por maioria absoluta de cidadãos negros ou miscigenados com descendência dos povos africanos, está sofrendo vários retrocessos na área de direitos adquiridos, pois o governo atual que ascendeu ao poder de forma indireta e ilegítima, está suprimindo todas as conquistas que foram conseguidas nos governos anteriores.

É necessário que a população compreenda o que está acontecendo e passe a lutar com mais ardor para que o que é seu de direito, reconhecido pela Constituição Federal de 1988 seja mantido.

Não é possível que as coisas sejam drasticamente modificadas como estão sendo, acarretando enormes prejuízos em diversas áreas e fique por isso mesmo. Tudo o que está sendo feito tem um único propósito, de fazer com que as portas do futuro sejam fechadas a todos.

A retirada de direitos é para evitar que uma grande parcela da população brasileira evolua, continuando dessa forma escravos desse Sistema em que vivemos, preparado para levar a exclusão social para o negro e para o pobre. É preciso LUTAR!!!!!

Abaixo um banner montado por mim para o Dia Nacional da Consciência Negra com um desenho feito em 2010 pelo excelente cartunista brasileiro Latuff.


Uma História do Negro no Brasil - Link para fazer o download gratuito do livro

sábado, 19 de novembro de 2016

A dança do Planeta Terra e do Planeta Vênus em volta do Sol


O universo é fundamentalmente um lugar onde existe a interação entre diversos corpos celestes, que através dos seus contínuos movimentos em um espaço longo de tempo, nos mostra como esse mesmo universo está interligado com a matemática e a geometria na repetição de padrões.

A breve animação mostra a dança entre o Planeta Terra e o Planeta Vênus em torno do Sol em um período de oito anos, formando uma linda e perfeita figura geométrica.




domingo, 13 de novembro de 2016

Destruição a Jato (Mini-documentário) (2016)



Nesse documentário vocês vão ver como o Brasil foi sabotado por intermédio da operação Lava Jato, assim como perceber o papel da mídia que discerniu nas suas reportagens e páginas de diversos jornais o estrondoso crescimento do país no período anterior ao início da operação, mas que após a colocação em prática da mesma operação, passou a atuar juntamente com interesses externos para colocar o país em desequilíbrio econômico.

As verdadeiras vítimas de toda essa operação será a sociedade brasileira. Muitos ainda não visualizaram que a Lava Jato não é contra a corrupção, mas um processo que tem o objetivo central a destruição da economia brasileira, e a perseguição política de um único partido e seus parlamentares.

Uma das maiores sabotagens feitas por essa operação foi a de paralisar as empresas envolvidas no escândalo de corrupção. Ao invés de prenderem somente as pessoas físicas, os dirigentes que cometeram o crime, partiram também para cima da pessoa jurídica, que é a empresa, fazendo com que essas perdessem diversas oportunidades de negócios e tivessem enorme prejuízo financeiro.

No documentário fica claro por exemplo, por que a Odebrecht teve que ser detonada. Era a maior empresa brasileira de engenharia atuando dentro e fora do país, ganhando diversas obras no mercado externo, trazendo milhões de reais em impostos para o país. Ela atuava em diversos setores estratégicos para o desenvolvimento do Brasil, como pesquisas em diversos campos como produção de Etanol e Biodiesel, produzia e desenvolvia equipamentos militares para as forças armadas com tecnologia nacional, estava encarregada de construir o submarino atômico brasileiro, entre diversos outros projetos.

Essa empresa teve que ser prejudicada e desmantelada, pois representava um enorme perigo para as indústrias concorrentes de outros países, principalmente empresas norte-americanas. Quem está antenado sabe de quem é a mão do golpe dado aqui no país, assim como sabe o nome do país onde muitos procuradores e juízes da República de Curitiba vão fazer seus treinamentos.

O Brasil hoje está caminhando muito rapidamente, e em direção ao mesmo destino que a Grécia foi levada em 2014, a falência de todas as maiores empresas privadas brasileiras e também do Estado.


Todos os links abaixo são de reportagens de diversas fontes jornalísticas que são citadas no conteúdo do documentário, e foram colocados em ordem cronológica de apresentação no vídeo.

Metrô de SP liberou catraca para manifestantes em ato contra Dilma (Jornal Valor Econômico - 18/03/2015)

Após protestos anti-PT, ato contra impeachment mede forças na avenida Paulista (Jornal El País / edição brasileira - 18/03/2016)

Câmara tem votos suficientes para aceitar impeachment de Dilma (Jornal Folha de São Paulo - 15/04/2016)



A ECONOMIA DO BRASIL ANTES DA LAVA JATO

Brasil passa Reino Unido e é a 6ª economia mundial, diz jornal inglês (Jornal Valor Econômico - 26/12/2011)

Mercado de veículos no Brasil só é menor que China, EUA e Japão (Portal Terra - 11/12/2013)

Brasil reduz a pobreza extrema em 75%, diz FAO (Portal UOL Notícias - 16/09/2014)

Era Lula cria mais empregos que governos FHC, Itamar, Collor e Sarney juntos (Portal R7 Notícias - 27/05/2016)

Brasil saiu do mapa da fome produzido pela ONU (Portal do Senado Federal - 16/09/2014)



APÓS A IMPLANTAÇÃO DA OPERAÇÃO LAVA JATO

Setor naval afunda - Sem novos projetos da Petrobras, estaleiros começam a fechar as portas e demitem em massa (Jornal O Globo - 01/05/2016)

Bancos apertam crédito à Odebrecht e dívida de R$ 110 bi assusta (Portal UOL - 10/06/2016)

Fitch rebaixa notas de crédito da Andrade Gutierrez (Jornal Valor Econômico - 19/09/2016)

Escândalo faz Mendes Júnior reviver fantasma da falência (Jornal O Tempo - 26/01/15)

OAS tem plano de recuperação judicial aprovado pelos credores (Jornal Valor Econômico - 18/12/2015)

Crise leva 253 empreiteiras à recuperação judicial (Jornal O Estado de São Paulo - 27/09/2015)

Chineses chegam ao Brasil de olho em empreiteiras (Portal EM - 14/05/2015)

Crise das empreiteiras brasileiras abre espaço para invasão chinesa (Jornal El País / edição brasileira - 05/01/2015)

Compra da OAS e da Engevix deve ser discutida com ministro chinês (Jornal Correio Braziliense - 14/05/2015)

Empreiteiras da Lava Jato preparam pedidos de recuperação judicial (Jornal O Estado de São Paulo - 15/03/2015)

Bye, bye Brasil: empreiteiras da Lava-Jato transferem suas sedes para o exterior (Jornal O Globo - 06/03/2016)

Impacto da Lava Jato no PIB pode passar de R$ 140 bilhões, diz estudo (Jornal O Globo - 11/08/2015) 


O CASO DE EMPRESAS ESTRANGEIRAS CITADAS NO VÍDEO

Duas empresas estrangeiras são citadas no documentário como exemplo [Halliburton (USA) & Lockheed Martin (USA)], onde houve casos de corrupção e o país de origem deu a punição devida aos corruptos e multas as empresas, mas nenhuma teve que ser destruída por causa dos casos de corrupção. As mesmas seguiram em frente e tiveram ajustes feitos para que não houvessem mais ocorrências desse tipo.

O link abaixo do site BBC mostra o caso de 10 empresas de diversos países como Alemanha, França, Holanda, Japão, Suíça, e EUA que foram condenadas por crimes de corrupção. Essa matéria inclusive desmistifica o pensamento de muitos brasileiros que acreditam que a corrupção é algo sistêmico somente dentro de empresas brasileiras e estatais.

Lava-Jato: Dez empresas que pagaram milhões nos EUA por corrupção (BBC Brasil - 26/11/2014)
http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/11/141117_investigacoes_petrobras_sec_ru

O caso Lockheed ou como os EUA lideram com a corrupção, por Motta Araújo (Jornal GGN - 14/04/2015)
http://jornalggn.com.br/noticia/o-caso-lockheed-ou-como-os-eua-lideram-com-a-corrupcao-por-motta-araujo

Atualizado em 14/11/2016.