“Imaginar é mais importante que saber, pois o conhecimento é limitado enquanto a imaginação abraça o Universo” - Albert Einstein

terça-feira, 24 de abril de 2018

Brazil - The troubled land (1964) [Pequeno Documentário Inédito no Brasil sobre as Lutas pela Reforma Agrária na Década de 60]




Documentário filmado em 1961, sobre a luta pela terra em Pernambuco e as Ligas Camponesas, para a rede de televisão estadunidense ABC. 

Enviada a pedido do então governo dos EUA, a cineasta Helen Rogers foi ao Nordeste documentar o suposto surgimento de uma "Nova Cuba", e os ditos perigos da atuação de Francisco Julião sobre a massa camponesa. Assim, os EUA preparava o terreno para posteriormente justificar, perante a opinião pública, seu apoio ao golpe e ditadura militar que aconteceria no Brasil no mesmo ano de exibição do filme. 

O documentário foi filmado na Zona da Mata de Pernambuco, de modo a filmar a vida diária de um camponês. Na feira de Carpina encontrou um Severino, cortador de cana, que trabalhava para o latifundiário chamado Constâncio Maranhão. 

A filmagem demorou aproximadamente 25 dias, tendo a contribuição da Sudene para transporte, etc. 

"The Troubled Land" passou nos EUA, onde alcançou grande repercussão, mas nunca foi veiculado na televisão brasileira. De acordo com Celso Furtado, que tem em seus arquivos uma cópia do programa, ‘o Conselho de Segurança Nacional o julgou inconveniente’.  

Os tiros de Constâncio Maranhão diante da câmera mostrava bem o poder secular do latifúndio, que faria em abril de 1964 os rios correrem repletos de cadáveres de camponeses das Ligas.

Descoberto o filme que o Brasil não podia ver (Portal Vermelho - 06/11/2015)

Urariano Mota: a cineasta que veio da CIA (ÁUDIO) (Portal Vermelho - 13/11/2015)

Urariano Mota: a cineasta que veio da CIA ou “Brazil: the troubled land” (TEXTO RETIRADO DO ÁUDIO) (Jornal GGN)

Legenda em português: Andreas Julião de Paula

Produção e direção: Helen Jean Rogers / Câmera: William Hartigan / Assistente de câmera: Fernando Martines / Operador de som: Roy Curtis / Edição: Walter Essenfeld, Larry Destefano, Nils Rasmussen, Carl Sachs / Redator: Leo M. Swaim Jr. / Música: Renato Rossini (arranjo e performance) / Narração: Oscar Rose / Reportagem: Helen Jean Rogers / Coordenador de produção: William Starkey / Produtor executivo: John H. Secondari / Ano: 1964

Francisco Julião, um eterno lutador da Reforma Agrária (História / Biografia) (MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra - 16/02/2017)

Francisco Julião (História / Biografia) (FGV CPDOC)

Fonte do Texto: Página do canal do Youtube de Leonardo C.

AO CLICAR NO VÍDEO ATIVE A LEGENDA EM PORTUGUÊS NA BARRA INFERIOR.


Nenhum comentário:

Postar um comentário