“Imaginar é mais importante que saber, pois o conhecimento é limitado enquanto a imaginação abraça o Universo” - Albert Einstein

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Lute como uma menina! (Documentário)


''Nenhuma arma, nenhuma força é capaz de vencer um povo que se decide a lutar por seus direitos'' - Fidel Castro

''Um povo que não luta será eternamente dominado pelos seus algozes'' - Por Ver! Ler & Conhecer.


Documentário independente que conta a história das meninas que participaram do movimento secundarista que ocupou escolas e foi as ruas para lutar contra o projeto de reorganização escolar imposto pelo governador de São Paulo, que previa o fechamento de quase cem escolas no Estado. Esse vídeo faz parte da comemoração de um ano de ocupações, também chamado de Primavera Secundarista.

Direção: Flávio Colombini e Beatriz Alonso.

Este filme só foi possível devido à colaboração especial do cinegrafista Caio Castor, dos Jornalistas Livres, e de muitos outros cinegrafistas e fotógrafos que documentaram a luta secundarista e gentilmente cederam suas imagens.

Nesse vídeo os estudantes de SP dão uma aula de cidadania e de amor a escola e ao Brasil. Tudo o que eles pedem são educação de qualidade e uma escola justa e aconchegante, muito diferente do ambiente mostrado no vídeo, além dos depoimentos de diversos alunos que revelam uma escola fria e excrudente na sua totalidade.

Acredito que qualquer tipo de luta é sempre válido, e esses estudantes provaram isso mostrando como é viver o dia a dia em uma escola pública que teve uma estrutura preparada pelo Estado para negar-lhes todos os direitos básicos e fundamentais na sua construção e formação.

Durante as filmagens os alunos fazem denúncias com imagens de como livros, equipamentos, material escolar, instrumentos de música, bolas, laboratórios, entre muitas outras coisas são negadas a eles dentro dos colégios, ficando sempre escondidos e estragando pela falta de uso. Uma verdadeira sabotagem feita pelo Estado e por seus funcionários com a educação desses jovens.

Essa é a juventude do Brasil que não tem medo de dizer o que pensa e o que quer para o seu futuro. Sem medo de lutar, se organizaram, foram para a rua protestar, sofreram diversos abusos cometidos pelas autoridades, enfrentaram o poder do Estado representado na figura da polícia militar, sofreram ameaças, apanharam, foram xingados, muitos foram presos, seguiram sendo apoiados e também injustiçados. O mais importante é que acreditaram firmemente na sua luta sem um único pensamento de desistência. Isso foi o suficiente para que juntos conseguissem a vitória no final, que veio por meio da justiça que proibiu o governador de SP / PSDB de fazer qualquer tipo de reorganização nas escolas do Estado durante o ano de 2016.

Tudo deu tão certo que o movimento ganhou força e se alastrou por todo o Brasil, e estudantes de todas as partes do país resolveram também entrar na luta contra os programas do Governo Federal que tem planos de diminuir as verbas para a Educação com a PEC 241, atual PEC 55, além de implantar o seu projeto nefasto chamado ''Escola sem Partido'', deixando a educação pública cada vez mais empobrecida e fragilizada.

Nesse momento mais de 1000 escolas de segundo grau e 82 universidades estão ocupadas em todo o Brasil. A todo momento surgem notícias de novas ocupações que não tem previsão de término, enquanto o governo indireto não cair. A greve está sendo pautada contra todas as medidas impopulares impostas. Uma luta justa que é de todos os cidadãos que verdadeiramente defendem a educação e o futuro do país.

Brasil já tem 1.100 escolas ocupadas contra a reforma de Temer e a PEC 241 (Site Pragmatismo Político - publicado em 28/10/2016)
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2016/10/brasil-ja-tem-1-100-escolas-ocupadas-contra-a-reforma-de-temer-e-a-pec-241.html

Um ano de Primavera Secundarista, o movimento que ocupou o Brasil (Site Mídia Ninja - publicado em 10/11/2016)
https://ninja.oximity.com/article/Um-ano-de-Primavera-Secundarista-o-mov-1

Nenhum comentário:

Postar um comentário