“Imaginar é mais importante que saber, pois o conhecimento é limitado enquanto a imaginação abraça o Universo” - Albert Einstein

domingo, 8 de outubro de 2017

50 anos do assassinato de Ernesto Che Guevara (documentário SANTOCHE + vídeos e artigos)



Homenagem aos 50 anos do assassinato do comandante Ernesto Che Guevara. A CIA conseguiu matar a parte física, mas está comprovado que as ideias e os ideais desse grande guerreiro jamais morrerão. Pelo contrário, sua história e seu legado só vem se consolidando e dando motivação para a luta em cada nova geração, e em todas as partes do mundo! ''Hasta La Victoria Siempre!''

Para celebrar essa data acessem o link e assistam ao documentário Che Guevara - SANTOCHE (documentário) (2001) (https://www.facebook.com/VerLerConhecer/videos/769487636549053/)

Abaixo vídeo de emissora de televisão da Bolívia com matéria comemorativa sobre a morte de Che Guevara, e anunciando uma série de comemorações no país.


Reportagem do canal AFP TV - 'Che' é celebrado em Cuba 50 anos após sua morte (https://www.youtube.com/watch?v=0IMV_Cos9RI)

Euronews - Milhares de cubanos celebraram 50 anos da morte do "El Comandante" (https://www.youtube.com/watch?v=94-yci3EPAM)

Noticias de Bolivia - Bolivia festejara en grande los 50 años del Che Guevara en Bolivia (https://www.youtube.com/watch?v=X8Az7umXhk4)

Blog Diário Liberdade - Portugal - Ernesto Che Guevara, um homem do futuro (artigo de Anisio Pires, venezuelano e Cientista Social pela UFRGS) (https://gz.diarioliberdade.org/artigos-em-destaque/item/192182-ernesto-che-guevara-um-homem-do-futuro.html)

50 anos da morte de Ernesto Che Guevara - Revisão fotográfica da vida do líder guerrilheiro argentino, fuzilado há meio século em La Higuera, Bolívia
(https://brasil.elpais.com/brasil/2017/10/02/album/1506962155_896541.html#1506962155_896541_1506962263)

sábado, 7 de outubro de 2017

A Colaboração - O pacto entre Hollywood e o nazismo (Ben Urwand) (2014)



A Colaboração - O pacto entre Hollywood e o nazismo (Autor: Ben Urwand) (Editora: Leya) (Ano: 2014)

No momento que está sendo lançado no Brasil um filme de cunho político chamado ''Polícia Federal: A Lei é para todos''. Uma clara peça publicitária de perseguição a um único partido político, lembrei desse livro que fala sobre os acordos, e as peças cinematográficas que aconteceram entre o regime nazista e os estúdios filmográficos dos EUA. 

Descrição do livro

Para continuar a fazer negócios na Alemanha após a ascensão de Hitler ao poder, os estúdios de Hollywood concordaram em não fazer filmes que atacassem os nazistas ou que condenassem a perseguição aos judeus na Alemanha. Ben Urwand revela esse acordo pela primeira vez – uma “colaboração” (Zusammenarbeit) que envolveu um elenco de personagens que ia desde conhecidos líderes alemães, como Goebbels, até ícones de Hollywood, como o diretor do estúdio Metro-Goldwyn-Mayer (MGM), Louis B. Mayer.

Link para leitura e download gratuito do arquivo em PDF


quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Священная война (The Sacred War) - Alexandrov Red Army Choir



Mãe Rússia também chamada de Mãe-Pátria é um monumento erguido em Volgogrado, antiga cidade de Stalingrado na Rússia. Está no topo da colina de Mamayev Kurgan, e foi construída como homenagem póstuma a todos os soviéticos mortos na Batalha de Stalingrado contra os nazistas. 

O monumento foi desenhado pelo escultor Yevgeni Vuchetich.

Quando foi inaugurada, em 15 de outubro de 1967, era a maior estátua do mundo. Medindo 85 metros do topo de seu pedestal até a ponta da espada. A figura em si mede 52 metros e a espada mede 33 metros. 

(85 metros de beleza anti-fascista) 

A modelo que posou para a Mãe-Pátria, Valentina Izotova, é uma moradora natural da cidade, e ainda é reconhecida pela semelhança com a estátua. 

Ela foi recrutada por Lev Maistrenko, um artista que trabalhou na construção do memorial no início dos anos 60.

A música que acompanha esse vídeo é chamada ''Sacred War'' (Guerra Sagrada), é uma das mais famosas e conhecidas canções soviéticas da Segunda Guerra Mundial. 

A canção foi criada e executada pela primeira vez no dia 26 de Junho de 1941, apenas 4 dias após a invasão da União Soviética pela Alemanha nazista. 

O coral Ensemble Aleksandrov era formado por membros das Forças Armadas soviéticas. O grupo foi criado por Aleksándr Vasilievich Aleksándrov, compositor do Hino Nacional da União Soviética. 

Esse coral sofreu uma grande perda em dezembro de 2016 quando o avião onde os músicos estavam, voando em direção a Síria para um concerto de natal caiu no mar negro matando todos os músicos.

O presidente da Rússia Vladimir Putin na época afirmou que o coral retornaria a ativa com novos músicos em um tempo futuro. 

Poucos meses após o acidente houve a apresentação pública com uma série de concertos com os novos membros do coral, mantendo a tradição histórica com os militares das forças armadas da Rússia.

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

O Poder Popular - Um Jornal a Serviço da Revolução Socialista (N.º 25 / setembro & outubro de 2017)



Jornal ''O Poder Popular'', edição especial de número 25, setembro / outubro de 2017, editado pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB).

Leiam, se informem e compartilhem para que a informação chegue cada vez mais longe.

Link para fazer a leitura e o download gratuito do arquivo em PDF 

terça-feira, 3 de outubro de 2017

O verdadeiro OBOMBA!



OBOMBA ESTÁ NO BRASIL FAZENDO PALESTRAS EM EVENTOS DA MÍDIA PODRE BRASILEIRA!


O verdadeiro OBOMBA que a mídia manipuladora não mostra e quer que você esqueça!

Obomba é responsável pela morte de muitos milhares de mulheres e crianças em mais de 7 países achacados pelos EUA. 

É responsável pelas muitas guerras, mortes, bombas e golpes dados em diversos países incluindo o BRASIL. 

E ainda tem gente ingênua e manipulada que vê ele como sendo um bom homem. 

Goodbye, see you again!!!


E o PRÊMIO NOBEL DA PAZ foi comprado e dado a ele em 2009.

O título da matéria do jornal BBC Brasil diz tudo!

Obama, o Nobel da Paz que se tornou o 1º presidente dos EUA a estar em guerra durante todos os dias de seu governo (BBC Brasil - 19/01/2017)
(http://www.bbc.com/portuguese/internacional-38642556)

E ENQUANTO OBOMBA É RECEBIDO NO BRASIL PELOS EMPRESÁRIOS, O ATUAL PRESIDENTE DOS EUA FOI COTADO PARA RECEBER O NOBEL DA PAZ DE 2017.

Prêmio Nobel da Paz 2017 tem mais de 300 candidatos; Trump é um dos cotados
(https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2017/03/02/interna_internacional,851265/premio-nobel-da-paz-2017-tem-mais-de-300-candidatos-entre-eles-trump.shtml)

O nobel da paz desse ano foi concedido para a campanha internacional para proibir armas nucleares.
(https://brasil.elpais.com/brasil/2017/10/06/internacional/1507271462_313212.html)

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

"O socialismo é a vida de nosso povo" - Kim Jong Il



Nos anos recentes, os imperialistas e reacionários tem feito todos os esquemas possíveis para sufocar nosso país, que está avançando invariavelmente sob a bandeira do socialismo, sob a liderança do Partido e do Líder. Quanto mais desesperado se torna o inimigo em suas manobras, mais alto devemos levantar a bandeira do socialismo, frustrando as ofensivas contrarrevolucionárias do inimigo por todos os meios da ofensiva revolucionária.

Ainda que os imperialistas e os reacionários estejam fazendo manobras para destruir o socialismo na terra, o socialismo permanece nos corações dos povos revolucionários do mundo e avança sem cessar. O socialismo é o ideal da humanidade, e que o socialismo será vitorioso inevitavelmente é uma lei do desenvolvimento histórico. Não importa o quão desesperados estejam os inimigos na tentativa de destruir o socialismo, os imperialistas e os reacionários não podem reverter a tendência da história. Nos dias de hoje, os povos revolucionários do mundo, sob o banner da Declaração de Pyongyang, lutam resolutamente para defender e avançar a causa do socialismo. A luta pelo socialismo está sendo feita não só nos países onde caiu o socialismo, mas também nos países capitalistas. Não temos dúvidas de que as manobras dos imperialistas e reacionários serão frustradas, o socialismo fará um avanço ininterrupto e emergirá vitorioso pela luta dos partidos revolucionários e povos do mundo.

Com inquebrável convicção na vitória do socialismo, devemos olhar a presente situação com um ponto de vista otimista e defender sem vacilações a causa do socialismo. O socialismo é a vida de nosso povo. Quer nosso povo viva ou morra, quer ele viva uma vida independente e criativa como mestre do Estado ou da sociedade, quer ele se torne escravo de outros, submetido a maus-tratos e torturas, depende somente se ele defenderá o socialismo ou não. Como diz a canção, se defendermos o socialismo, venceremos. Se abandonarmos o socialismo, morreremos. Quaisquer sejam as dificuldades e os desafios, não devemos nunca abandonar o socialismo que escolhemos e estamos construindo por nossos próprios esforços.

Para defender e avançar a causa do socialismo, devemos aplicar a Ideia Juche em todos os campos da Revolução e da construção de uma maneira completa. A Ideia Juche é a base ideológica do socialismo e a única ideologia diretriz da Revolução e da construção. Nosso tipo de socialismo é centrado nas massas e baseado na ideia Juche, é o socialismo jucheano. O socialismo que careça de base ideológica e de uma perfeita ideologia diretriz não pode ser chamado de genuíno socialismo, e será incapaz de frustrar as manobras antissocialistas dos imperialistas e reacionários. Tudo isto é demonstrado cabalmente pela lição dos países onde o socialismo foi derrubado e o capitalismo foi restaurado. Nosso socialismo está avançando de maneira vitoriosa - a despeito das constantes manobras dos imperialistas e reacionários - porque é baseado na Ideia Juche. Enquanto o socialismo é a vida de nosso povo, a Ideia Juche é a vida de nosso socialismo. Devemos defender com fervor a Ideia Juche contra a infiltração de tendências ideológicas burguesas e reacionárias de todos os tipos, desenvolvê-la e aplicá-la totalmente nos campos da revolução e da construção.

O curso da construção do socialismo é o curso da aplicação da Ideia Juche, e as sociedades socialista e comunista são construídas segundo tal ideologia. O Grande Líder Camarada Kim Il Sung teorizou tal ideologia no período de sua juventude, e aplicou-a em todos os campos da revolução e construção com toda consistência. Ele lidera a revolução e a construção socialista e vive à nossa própria maneira.

Devemos ter a Ideia Juche como nosso destino e aplicá-la a todos os setores da Revolução e construção, para fortalecer ainda mais nosso estilo de socialismo centrado nas massas, o socialismo Juche. Para defender o socialismo e exaltar seu brilho, devemos consolidar a unidade monolítica entre o Líder, o Partido e o Povo. O Líder, o Partido e o Povo formam um todo que compartilha o mesmo destino. A firme unidade baseada na ideologia, vontade, moral e obrigação é a garantia para a invencibilidade da causa do socialismo. Devemos mobilizar todo o povo em torno do Partido e do Líder ainda mais firmemente, consolidando dessa maneira o poder da unidade monolítica.

Defender o socialismo na presente época é de grande importância para frustrar os abusos dos imperialistas e restauracionistas burgueses que atacam o socialismo, e para demonstrar a exatidão e as vantagens da causa socialista para os membros do Partido e para outros trabalhadores. Os imperialistas e aqueles que restauraram a sociedade burguesa estão atacando o socialismo, chamando-o de "totalitário" e "burocrático". Tudo isso carece de lógica, não passa de um sofisma de reacionário sem qualquer base teórica. O que estão fazendo os restauracionistas burgueses agora, que estão atacando o socialismo? Eles dissolveram partidos comunistas à força e estão baixando leis monstruosas através de decretos presidenciais.

Eles estão jogando lama contra o socialismo, e se falharmos em desmascarar a natureza reacionária de tais "teorias", certas pessoas despreparadas ideologicamente podem se tornar céticas quanto ao socialismo. Devemos desmascarar a natureza reacionária das "teorias" de tais renegados e armar os membros do Partido e da classe operária com a ideologia socialista.

Escreverei e tornarei pública, num futuro breve, uma tese criticando seus abusos contra o socialismo. O setor de informação teórica, também, deve produzir muitos artigos que desmascarem a natureza reacionária da teoria dos imperialistas e restauracionistas burgueses contra o socialismo, e expliquem a verdade e as vantagens da teoria e ideologia socialistas. Nosso Partido expôs todos os problemas teóricos que apareciam na prática da revolução e construção socialistas, incluindo a questão das três revoluções-ideológica, técnica e cultural -, a questão de se conquistar a unidade monolítica entre o Líder, o Partido e o Povo; assim como a questão de se combinar centralismo com democracia e fortalecendo a ditadura democrática-popular. Somente quando revelarmos a natureza reacionária de tais abusos contra o socialismo feitos pelos imperialistas restauracionistas burgueses e avançarmos com a revolução socialista e a construção socialista, é que poderemos encorajar o povo a fazer esforços para frustrar as maquinações do imperialismo e defender o socialismo. Devemos também escrever artigos sobre as limitações das teorias dos clássicos para dar aos nossos membros do Partido e outros trabalhadores um entendimento correto sobre a originalidade e a superioridade da ideologia socialista de nosso Partido.

O Marxismo-Leninismo é uma ideologia revolucionária que refletia os requerimentos da prática revolucionária da classe operária no período do capitalismo pré-monopolista e do imperialismo. A história avançou e os tempos mudaram desde então. Estamos agora na era da independência, quando as massas populares, mestres da história e do próprio destino, moldam a história e seu destino de maneira independente e criativa. Os autores do Marxismo não tinham experiência com a construção do socialismo, e o mesmo vale para Lenin. Devido às limitações das condições dos tempos, as experiências das teorias revolucionárias precedentes feitas pelos autores do Marxismo-Leninismo não poderiam ir, em alguns casos, além do limite das suposições. Com todas as limitações, não podemos ter uma análise niilista quanto ao Marxismo-Leninismo, ou desprezar seus autores. Devemos reconhecer as grandes contribuições que Marx, Engels e Lenin fizeram para a humanidade, e respeitá-los. Graças à criação do Marxismo-Leninismo, a teoria socialista foi desenvolvida de utopia a ciência; a classe operária foi capaz de ter uma ideologia guia pela primeira vez na história, e a mesma pôde desenvolver vigorosamente a luta contra o capital e pela emancipação classista, pela libertação nacional e o socialismo. Respeitar os autores do Marxismo-Leninismo é uma obrigação moral, tão importante quanto a juventude que respeita os mais velhos.

Quando escrevemos artigos sobre as limitações do Marxismo-Leninismo, não podemos falhar em explicar os méritos que seus autores tiveram. Somente quando fizermos o povo ter um entendimento correto do Marxismo-Leninismo é que podemos causar verdadeiros golpes contra os imperialistas e restauracionistas burgueses que estão atacando tal ideologia. Para escrever corretamente sobre as limitações das teorias feitas pelo Marxismo-Leninismo, devemos ter um bom conhecimento sobre a originalidade e a superioridade da ideia revolucionária de nosso Partido, a Ideia Juche. A Ideia Juche é uma ideia original e perfeita teoria revolucionária do comunismo, teorizada pelo grande líder e refletindo os requerimentos da nova era da história, a era da independência. Se clarificarmos a originalidade e a superioridade da Ideia Juche efetivamente, então as limitações das teorias do Marxismo-Leninismo serão reveladas corretamente.

Os funcionários do setor de informação teórica devem estudar a Ideia Juche profundamente e conhecer profundamente sua originalidade e superioridade. Devem também estudar os clássicos como o Capital, e conhecerem bem o Marxismo-Leninismo.

Canções de elevadas qualidade artística e ideológica devem ser criadas massivamente. Canções que façam o povo ter convicção na causa do socialismo tornar-lo-á forte e o estimulará a fazer maiores esforços. "Não avance, noite de Pyongyang" é uma de tais canções. Essa canção encorajará os soldados do Exército Popular da Coreia e nosso povo mesmo em dias de guerra. Eu mesmo me sinto forte sempre quando escuto essa música. Uma pessoa deve aprender como apreciar músicas. Não pode haver vida divorciada de músicas. Nos dias de guerra, não somente músicas, mas também músicas encorajavam os soldados e o povo. Durante a Segunda Guerra Mundial, Yuri Levitan, um informe da União Soviética, dava informe através do Quartel-General Supremo, mobilizando os soldados soviéticos para a guerra. Ele se tornou famoso por seus informes. Furioso, Hitler ordenou que Levitan seria o primeiro a ser morto depois da ocupação de Moscou. Nossos informantes, também, fazem seu trabalho de maneira eficiente. Eles terão seu papel nos períodos de guerra.

Nos últimos dias, o setor de arte musical produziu muitas músicas de elevadas qualidades artísticas e ideológicas. "Não avance, noite de Pyongyang" é uma excelente canção por suas elevadas qualidades artísticas e ideológicas, assim como a "Se nosso Partido-Mãe deseja". A letra da última é muito bem escrita. No futuro, o setor musical artístico deve produzir muitas canções que se tornem um tesouro nacional de elevadas qualidades artísticas e ideológicas. Canções desde tipo não são somente especiais: são aquelas que o povo e o Líder cantam e desfrutam. Com exceção do Grupo Eletrônico Pochombo, as organizações artísticas agora falham em produzir canções em grande número. Tais organizações devem produzir mais e mais músicas que sejam tesouros nacionais, baseados na própria vida. Para criar tais músicas, deve-se partir de situações práticas derivadas da própria vida. Não se podem produzir músicas boas partindo do desejo subjetivo de criar canções com o puro fim de torná-las tesouros nacionais. Para que tal objetivo seja atendido, os funcionários devem ter ligações com as massas e a vida do povo, e compreender completamente as demandas e aspirações das massas.

Kim Jong Il
extraído do Boletim Informativo nº 3 do Centro de Estudos da Ideia Juche - Brasil

FONTE: Revista Nova Cultura (16.07.2015)

domingo, 1 de outubro de 2017

O Jovem Karl Marx (FILME) (2017)



O FILME DO ANO PARA TODOS OS SOCIALISTAS, COMUNISTAS, HUMANISTAS E HISTORIADORES!

O Filme "O Jovem Karl Marx" apresenta parte da juventude de Karl Marx, de 1842 até 1848, sua vida pessoal, dilemas, bem como as polêmicas e lutas políticas em anos conturbados politicamente e sua passagem e expulsão de diversos países (foi expulso da Alemanha, França e Bélgica). 

Dirigido por Raoul Peck, diretor haitiano e que ficou conhecido com seu documentário "Eu não sou seu negro", que tematiza a questão racial, é um filme extremamente importante por destacar uma das figuras mais famosas da história do pensamento ocidental e das lutas políticas da modernidade. 

O destaque do filme é a luta de Marx para fazer avançar o movimento operário, numa época dominada pelo "socialismo sentimental", o que o faz, ao lado de Engels, entrar num embate político e intelectual, cujo resultado foi o enfraquecimento do utopismo e constituição de uma expressão teórica do movimento revolucionário do proletariado, o marxismo. 

O filme ajuda a compreender melhor Karl Marx, o seu contexto histórico e evolução política e intelectual.

O filme foi exibido, no Brasil, pioneiramente pelo Ruptura - Espaço Cultural 
(http://rupturaespacocultural.blogspot.com.br/)

FONTE: Canal Nildo Viana

* O filme foi especialmente selecionado para participar da 67ª edição do Festival Internacional de Berlim. (Alemanha)
* O filme é ganhador do Grande Prêmio Founders 2017 no Festival de Traverse City nos EUA.

O Jovem Karl Marx (FILME) (Direção: Raoul Peck) (Alemanha / França / Bélgica) (2017)