“Imaginar é mais importante que saber, pois o conhecimento é limitado enquanto a imaginação abraça o Universo” - Albert Einstein

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Священная война (The Sacred War) - Alexandrov Red Army Choir



Mãe Rússia também chamada de Mãe-Pátria é um monumento erguido em Volgogrado, antiga cidade de Stalingrado na Rússia. Está no topo da colina de Mamayev Kurgan, e foi construída como homenagem póstuma a todos os soviéticos mortos na Batalha de Stalingrado contra os nazistas. 

O monumento foi desenhado pelo escultor Yevgeni Vuchetich.

Quando foi inaugurada, em 15 de outubro de 1967, era a maior estátua do mundo. Medindo 85 metros do topo de seu pedestal até a ponta da espada. A figura em si mede 52 metros e a espada mede 33 metros. 

(85 metros de beleza anti-fascista) 

A modelo que posou para a Mãe-Pátria, Valentina Izotova, é uma moradora natural da cidade, e ainda é reconhecida pela semelhança com a estátua. 

Ela foi recrutada por Lev Maistrenko, um artista que trabalhou na construção do memorial no início dos anos 60.

A música que acompanha esse vídeo é chamada ''Sacred War'' (Guerra Sagrada), é uma das mais famosas e conhecidas canções soviéticas da Segunda Guerra Mundial. 

A canção foi criada e executada pela primeira vez no dia 26 de Junho de 1941, apenas 4 dias após a invasão da União Soviética pela Alemanha nazista. 

O coral Ensemble Aleksandrov era formado por membros das Forças Armadas soviéticas. O grupo foi criado por Aleksándr Vasilievich Aleksándrov, compositor do Hino Nacional da União Soviética. 

Esse coral sofreu uma grande perda em dezembro de 2016 quando o avião onde os músicos estavam, voando em direção a Síria para um concerto de natal caiu no mar negro matando todos os músicos.

O presidente da Rússia Vladimir Putin na época afirmou que o coral retornaria a ativa com novos músicos em um tempo futuro. 

Poucos meses após o acidente houve a apresentação pública com uma série de concertos com os novos membros do coral, mantendo a tradição histórica com os militares das forças armadas da Rússia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário