“Imaginar é mais importante que saber, pois o conhecimento é limitado enquanto a imaginação abraça o Universo” - Albert Einstein

sábado, 12 de maio de 2018

Pioneiras da Ciência no Brasil (Livro SBPC 2013)



As contribuições das mulheres sempre foram apagadas da História. Pense bem: quantas mulheres cientistas você conheceu na escola, ao estudar a história das Ciências e das investigações científicas? Não é diferente para o Brasil: quem foram as primeiras cientistas no nosso país?

A Série Pioneiras da Ciência ajuda a preencher essa lacuna. Iniciada em 2013, com a publicação online de biografias anteriormente divulgadas pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a Série conta com 70 biografias de cientistas pioneiras no Brasil e é resultado de pesquisas de Hildete Pereira de Melo e Ligia M. C. S. Rodrigues.

Com as biografias dessas incríveis pioneiras divulgadas, as pesquisadoras esperavam dar um pouco de visibilidade ao seu legado e à sua enorme contribuição para a sociedade brasileira. (FONTE: Portal CNPQ)

------------

Escrever a história das mulheres brasileiras cientistas é reconhecer que a participação feminina foi e é fundamental para o avanço do conhecimento. Estas pioneiras abriram as portas: do saber e do poder. Do saber, porque cada uma delas teve um importante papel para sua área de conhecimento. Do poder, porque provaram que as mulheres não são só aptas para a ciência quanto esta não pode prescindir de sua contribuição.

Esta é uma proposta inicial de visibilizar a história das mulheres pesquisadoras. O CNPq agradece às pesquisadoras Hildete Pereira de Melo e Ligia M. C. S. Rodrigues por terem disponibilizado os resultados de suas pesquisas sobre as pioneiras nas ciências. Este trabalho foi publicado primeiramente pela SBPC, em 2006, com o título: Pioneiras da Ciência no Brasil (FONTE: Portal CNPQ)

Pioneiras da Ciência no Brasil (Livro SBPC 2013) (1ª Edição)

Link para fazer a leitura e o download gratuito do livro em pdf
(http://cnpq.br/documents/10157/6c9d74dc-0ac8-4937-818d-e10d8828f261)

Link para fazer a leitura e o download gratuito do livro em pdf  (LINK ALTERNATIVO)
(https://drive.google.com/open?id=1-XcE7KPsTBZCNNgzuH0vRVhaFLsaBMfn)

Ao todo foram lançados seis edições contando a História das mulheres que foram as pioneiras em diversas áreas do conhecimento no Brasil, sendo que somente a primeira edição teve seu lançamento feito em formato de livro. Todas as outras cinco edições com novas biografias foram postadas online para consulta pública no site do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPQ.


2ª Edição: pelo site (para ler cada biografia, clicar em “ler mais”, porque o link do cabeçalho está quebrado) (http://cnpq.br/web/guest/pioneiras-da-ciencia-do-brasil2)

3ª Edição: pelo site (para ler cada biografia, clicar em “ler mais”, porque o link do cabeçalho está quebrado) (http://cnpq.br/web/guest/pioneiras-da-ciencia-do-brasil3)

4ª Edição: pelo site (para ler cada biografia, clicar em “ler mais”, porque o link do cabeçalho está quebrado) (http://cnpq.br/web/guest/pioneiras-da-ciencia-do-brasil4)

5ª Edição: pelo site (para ler cada biografia, clicar em “ler mais”, porque o link do cabeçalho está quebrado) (http://cnpq.br/web/guest/pioneiras-da-ciencia-do-brasil5)

6ª Edição: pelo site (para ler cada biografia, clicar em “ler mais”, porque o link do cabeçalho está quebrado) (http://cnpq.br/web/guest/pioneiras-da-ciencia-do-brasil6)

Nenhum comentário:

Postar um comentário