“Imaginar é mais importante que saber, pois o conhecimento é limitado enquanto a imaginação abraça o Universo” - Albert Einstein

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

A Day in Pompeii (Animação) (2009)



Animação exibida no Museu de Melbourne, na Austrália, onde os visitantes puderam ver uma amostra do enorme flagelo vivido pelos habitantes de Pompéia, durante a completa destruição da cidade, em menos de 48 horas, provocada por contínuas erupções do Vesúvio, iniciadas as 8 horas da manhã do dia 24 de agosto, do ano 79 DC.

Durante essa catástrofe natural outras duas cercanias romanas também foram dizimadas, as cidades de Estábia e Herculano. Estima-se que aproximadamente 16.000 pessoas morreram incineradas pelo fluxo de lava fervente que desceu da montanha, e pelos gases tóxicos que cobriram toda a área.

Desde 1860, quando escavações sistemáticas passaram a ser realizadas na cidade de Pompéia, os arqueólogos descobriram nos limites da cidade as cascas petrificadas dos corpos decompostos de 1.044 vítimas dessa fatalidade.

Esse vídeo foi apresentado aos visitantes do museu entre os dias 26 de junho a 25 de outubro de 2009, onde mais de 300.000 pessoas visitaram a exposição e puderam ver essa incrível animação.

Houve uma média de mais de 2700 pessoas por dia fazendo a visitação, transformando essa exposição itinerante em uma das mais visitadas no museu australiano.

“Zero One Animation”, a empresa responsável pela criação do vídeo, preparou o mesmo para que as pessoas pudessem ter uma experiência única de cinema em 3D dentro das instalações do teatro onde foi apresentado.

A animação possibilitou a todos os visitantes terem a oportunidade real de sentir o mesmo drama e terror dos cidadãos da cidade de Pompéia que testemunharam a mais de 1900 anos atrás aquela série de erupções vulcânicas que dizimaram essa cidade, assim como toda a sua população em menos de 48 horas.

E tem gente que ainda mora por lá nas proximidades do vulcão, que atualmente encontra-se adormecido, mas ainda ativo na sua atividade vulcânica. A sua última erupção ocorreu durante a segunda guerra mundial em 1944.

Existe a previsão de mais uma nova erupção cuja probabilidade aconteceria ainda no Séc. XXI.

Após três anos do lançamento, a empresa disponibilizou o vídeo de forma integral no seu canal do you tube para que todas as pessoas pudessem ver. 

A postagem foi feita no dia 19 de dezembro de 2013, e até hoje, as visualizações somam-se em mais de quatro milhões e trezentas mil pessoas em todo o mundo. -  Por Ver! Ler & Conhecer.

(VEJAM EM TELA CHEIA PARA PERCEBER OS DETALHES).

https://www.youtube.com/watch?v=dY_3ggKg0Bc

Nenhum comentário:

Postar um comentário