“Imaginar é mais importante que saber, pois o conhecimento é limitado enquanto a imaginação abraça o Universo” - Albert Einstein

sábado, 1 de outubro de 2016

Dicionário de Símbolos On-line


Nesse tópico estou fazendo a divulgação de três excelentes dicionários de símbolos que podem ser encontrados online. Os mesmos servem para auxiliar no estudo e na compreensão de diversos assuntos relacionados a simbologia universal dos povos.

Por que um dicionário de símbolos é importante? A importância está na própria arte e existência humana, onde desde os primórdios das civilizações encontrou-se no desenho uma forma natural para se expressar com os seus semelhantes.

Os desenhos e símbolos começam a surgir ainda na Idade da Pedra com os primeiros hominídeos que deixaram diversos vestígios pintados em cavernas e diversos outros locais em todas as partes do mundo.

Todas as civilizações antigas utilizaram o recurso dos símbolos como uma forma de comunicação, além de deixarem marcado a sua existência na posterioridade.

Hoje sabemos que os símbolos estão relacionados diretamente em nossa vida, como marcas embutidas em todas as coisas que vemos ou compramos. Apenas não os percebemos como deveríamos, ou damos o devido valor em buscar o seu significado.

Muitos grupos ao redor do mundo utilizam-se de símbolos para se comunicar, e isso fica muito evidente a partir do momento que o planeta passa a não ter mais fronteiras, dessa forma encontrou-se um meio eficaz de dizer algo a partir de um desenho ou logomarca, que seja amplamente disseminado, e que esteja presente para colocar a sua mensagem em todos os lugares.  -  Por Ver! Ler & Conhecer.


“O termo símbolo, com origem no grego symbolon (σύμβολον), designa um tipo de signo em que o significante (realidade concreta) representa algo abstrato (religiões, nações, quantidades de tempo ou matéria etc.) por força de convenção, semelhança ou contiguidade semântica (como no caso da cruz que representa o cristianismo, porque ela é uma parte do todo que é imagem do Cristo morto). Charles Sanders Pierce, desenvolveu uma classificação geral dos signos. Sendo um signo, "símbolo" é sempre algo que representa outra coisa (para alguém).

O "símbolo" é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano. Embora existam símbolos que sejam reconhecidos internacionalmente, outros só são compreendidos dentro de um determinado grupo ou contexto (religioso, cultural etc.).

A representação específica para cada símbolo pode surgir como resultado de um processo natural ou pode ser convencionada de modo que o receptor (uma pessoa ou grupo específico de pessoas) consiga fazer a interpretação do seu significado implícito e atribuir-lhe determinada conotação. Pode, também, estar mais ou menos relacionada fisicamente com o objeto ou ideia que representa, podendo não só ter uma representação gráfica ou tridimensional como também sonora ou mesmo gestual”. 
(Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Simbolo)


O primeiro link é referente a uma página brasileira muito bem articulada, visualmente bonita, divida em ordem alfabética, onde pode-se fazer pesquisas com muita facilidade.

Dicionário de Símbolos - Significado dos Símbolos e Simbologias
http://www.dicionariodesimbolos.com.br/

O segundo link é um dicionário escrito na língua inglesa, dividido por tópicos referentes a diversos assuntos que englobam religiões, astronomia, mitologia, entre outros interligados a esses temas.

Symbol Dictionary - A Visual Glossary

O terceiro link diz respeito a um dicionário lançado no formato de livro, baseado nas terminologias propostas pelo escritor, filósofo e poeta francês ''Gaston Bachelard'' (27/06/1884 - 16/10/1962).

Dicionário de Imagens, Símbolos, Mitos, Termos e Conceitos Bachelardianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário