“Imaginar é mais importante que saber, pois o conhecimento é limitado enquanto a imaginação abraça o Universo” - Albert Einstein

domingo, 23 de outubro de 2016

The Lie We Live (Documentário/Legendado)


The Lie We Live (A Mentira que Vivemos) é um curto documentário criado e escrito pelo norte-americano Spencer Cathcart.

A abordagem feita nesse vídeo diz respeito as questões relacionadas com a construção do Capitalismo, e a sua condição de ser um elemento de exploração, controle e escravidão de todos aqueles que fazem parte desse sistema .

É falado sobre o poder das grandes corporações que detém o controle de tudo, e determinam o que deve ser feito nesse jogo, onde o dinheiro é apenas o mecanismo que utilizam para a dominação do mundo.

A destruição descontrolada do Meio Ambiente e dos ecossistemas com grandes quantidades de poluentes químicos que envenenam o solo, a água e o ar, em uma corrida frenética para a produção de bens de consumo, cada vez menos duráveis, e que na sua maior parte não possui formas adequadas ou eficientes de reaproveitamento ou reciclagem.

A fome que persiste em existir, em um mundo que possui capacidade de produção de alimentos para todos, mas que não existe interesse em fazer a distribuição desses mesmos alimentos para quem precisa. Tudo é pensado e calculado para dar lucro, não importando quais e quantas serão as vítimas desse processo. Milhões de seres humanos morrendo na África não importam para essas corporações, por que essas pessoas não possuem dinheiro, e por isso são excluídas dos seus planos.

A indústria alimentícia que produz milhões de toneladas de comida anualmente traz dos campos alimentos contendo grandes quantidades de venenos na sua composição, com altas concentrações de agrotóxicos que causam diversos tipos de problemas para a saúde humana, entre eles: infertilidade, variados tipos de câncer, mutações genéticas, drásticas alterações no sistema nervoso, como convulsões e epilepsia.

Da mesma forma a indústria de remédios que fabrica compostos químicos para o controle de inúmeras doenças, alivio de outras, mas que nunca produzem um remédio que traga uma cura definitiva. A cura não dá lucro as empresas. O lucro é obtido a partir da compra contínua dos remédios por toda a vida, até a morte do indivíduo. Esse é o pensamento capitalista.

Eles geram as doenças nas pessoas com seus produtos contaminados e depois produzem a esperança da melhora real que não acontece. O lucro tem que vir dos dois lados, e as populações para essas empresas são apenas exércitos que fabricam para eles esses lucros quando compram seus produtos.

O autor nos convida a fazer uma profunda reflexão sobre o complexo mundo em que vivemos, e os questionamentos sobre a nossa liberdade em relação a esse sistema que controla as nossas vidas, além do nosso relacionamento com o planeta e a destruição que está acontecendo de forma global por causa das atividades antrópicas.

Outro ponto é em relação ao nosso sistema de ensino que é projetado para nos transformar em futuros seres robotizados, preparados para o trabalho, mas desprovidos de pensamentos e questionamentos sobre as coisas.

Todas essas e outras questões são abordadas nesse vídeo para que possamos ver e entender o nosso papel dentro do sistema, e dessa forma passemos a lutar de forma individual mudando a nós mesmos, modificando a forma como vivemos, e finalmente, consigamos construir um lugar melhor para nós e as futuras gerações. -  Por Ver! Ler & Conhecer.



Atualização 27/10/2016 -  Atualizando a postagem devido ao canal do you tube ter sofrido ataque contra esse vídeo, onde quase todos foram deletados para que as pessoas não tenham conhecimento sobre o seu conteúdo. Somente um encontra-se ativo nesse momento, e está com as legendas traduzidas para o português.  - https://www.youtube.com/watch?v=BKutotgQZFs

Nenhum comentário:

Postar um comentário