“Imaginar é mais importante que saber, pois o conhecimento é limitado enquanto a imaginação abraça o Universo” - Albert Einstein

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Lixo espacial em volta da Terra


Animação virtual com os males que podem causar, a proliferação de lixo espacial cercando o planeta com o acúmulo de quantidade absurda de detritos espaciais, objetos artificiais que não possuem mais utilidade e estão na órbita da Terra. 

Estes objetos formam uma espécie de nuvem sobre o planeta. Possuem tamanhos e pesos variados (de gramas até toneladas). Ficam orbitando nosso planeta a uma velocidade de aproximadamente 35 mil km/h. Um perigo constante que esses itens soltos flutuando representam, tanto para a segurança espacial como para os habitantes da terra.

O maior perigo que sofremos é em relação a entrada desses objetos em nossa atmosfera. O caso mais recente é de uma estação espacial chinesa Tiangong-1 que deve cair em algum lugar da terra daqui a 1 ano. 

O que se sabe é que ela está descontrolada e que a sua queda vai acontecer em qualquer lugar do planeta, não sendo possível determinar o local exato.

Esse é o maior perigo do lixo espacial que vaga sem controle orbitando o planeta de forma permanente. Quando acontecer a sua entrada o lixo pode não se desintegrar de forma total, com pedaços de metal atingindo o solo, e colocando vidas em risco.

Estação espacial chinesa está fora de controle e vai cair na Terra (Revista Galileu - 21/09/2016)


Nenhum comentário:

Postar um comentário