“Imaginar é mais importante que saber, pois o conhecimento é limitado enquanto a imaginação abraça o Universo” - Albert Einstein

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Pink Floyd - Another Brick in the Wall


A escola sem partido que está na pauta do atual governo, que visa implementá-la tanto no ensino fundamental como no ensino médio das escolas brasileiras não é algo novo, mas um compilado de ideias antigas que já eram utilizadas décadas atrás na dominação da juventude de alguns países. A banda britânica ''Pink Floyd'' descreve um pouco dessa ideologia em seu filme chamado ''The Wall'', lançado em 1982. 

No clipe da música ''Another Brick in the Wall'' a banda faz uma dura crítica ao sistema educacional conservador da Inglaterra, que segundo os músicos dilapidavam a parte do pensamento crítico e artístico dos estudantes.

Esse sistema educacional representado no vídeo pelo professor de matemática arrogante e repressor, nada mais é do que o próprio espelho do Sistema Capitalista, que tem por objetivo transformar as pessoas em meros trabalhadores desprovidos da capacidade de pensamento e questionamento sobre o mundo a sua volta.

Uma parte significativa desse ideal de controle, acontece quando o professor repreende o garoto (personagem central do filme) de forma pejorativa colocando-o em uma situação de humilhação perante os demais alunos, devido ao mesmo ter sido flagrado com alguns poemas durante a aula. O que sucede-se é a visão conservadora na fala do professor de que as artes como a poesia, é algo inútil e sem valor algum para a formação e construção intelectual do estudante.

Outra parte de extrema importância é a representação muito bem feita de como o sistema educacional fabrica grande parte das pessoas com mentalidade superficial, tornando-as seres controlados que apenas seguem o que é determinado, sem condições de indagar ou reagir. O que aparece nessa parte do clipe é algo muito simbólico, pois foi colocado um exército de estudantes entrando e quase que imediatamente saindo dessa escola, sem nenhum tipo de modificação mental. Os seus rostos iguais e distorcidos representados por máscaras mostram isso.

O próximo passo dado foi colocar esse exército nas fábricas para desenvolverem atividades repetitivas que não necessitam de muito raciocínio, apenas treinamento. O professor reacionário aparece dando ordens sobre o que eles tem que fazer. A frase principal que é cantada na música nessa sequência de imagens explica toda a situação: ''no final, você é apenas outro tijolo no muro''.

A representação dos estudantes caindo na máquina de moer carne diz respeito ao que acontece com pessoas cegadas, e doutrinadas para ter uma capacidade intelectualmente limitada. Serão as mais enganadas e exploradas por esse sistema, que as fará trabalhar em um maior tempo possível de horas diárias sem que reclamem, e dessa forma darão o seu sangue todos os dias em condições extremas. Tudo para que o muro capitalista se mantenha em pé.

Outro entendimento que podemos ter sobre essa sequência é relacionado com o modelo capitalista que desumaniza as pessoas, transformando os seres humanos em uma espécie de mercadoria, como se fôssemos gado sendo levado nessa esteira, esperando a nossa vez de cair nessa máquina para ser triturado.

No final aparece uma possível solução para acabar com esse sistema educacional arcaico. Quando os estudantes retiram as suas máscaras e passam a verdadeiramente enxergar a manipulação e sabotagem que é feita sobre eles, se rebelam destruindo e jogando fora essa coisa velha e escravizadora, para que algo novo e melhor possa aparecer em sua substituição.

Uma nova educação que seja libertadora e direcionada para que as pessoas verdadeiramente consigam enxergar, deixando para trás todo tipo de cegueira que os faça sofrer, e assim, sejam preparadas para ver o mundo e sentir a vida como realmente deve ser. -  Por Ver! Ler & Conhecer.


Escola sem partido. O que é isso afinal? (Site Brasil 247, matéria publicada em 24/07/2016)
http://www.brasil247.com/pt/colunistas/pedromaciel/245620/Escola-sem-partido-O-que-%C3%A9-isso-afinal.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário