“Imaginar é mais importante que saber, pois o conhecimento é limitado enquanto a imaginação abraça o Universo” - Albert Einstein

terça-feira, 18 de outubro de 2016

O Holocausto Brasileiro (Livro)



A descoberta desse livro aconteceu a partir de uma pesquisa que fiz na internet, após ter assistido uma série de filmes, onde os temas principais e recorrentes estão ligados à dominação de povos através da força e seu consequente extermínio, conflitos humanos de diversas naturezas como guerras e revoluções, além de perseguições e descaso para com o próximo. 

Então passei uma semana inteira assistindo filmes do naipe de ''A Lista de Schindler'' (1993), ''A Batalha de Argel'' (1966), ''O Pianista'' (2002), ''1900'' (1976), ''Papillon'' (1973), entre diversas outras obras cinematográficas que têm uma importância muito grande, tanto pelo ponto de vista histórico, assim como pelo ponto de vista artístico.

Dessa forma resolvi fazer um estudo sobre esses assuntos e me deparei com o livro ''Holocausto Brasileiro'', escrito pela jornalista Daniela Arbex, e lançado em 2013.

Até esse momento eu desconhecia completamente que aqui no Brasil pudesse ter havido algo parecido com um Holocausto na época contemporânea. Sabia pelos estudos de História que existiu sim um holocausto no Brasil, lá no tempo do seu descobrimento, quando os portugueses escravizaram e dizimaram muitos milhares de indígenas nativos de nossa terra. Esse novo holocausto para mim era algo novo e completamente desconhecido até então.

O livro conta a história que poucas pessoas conhecem, e que estava obscurecida de forma intencional nos porões da História não contada brasileira.

O Holocausto brasileiro é sobre um hospital psiquiátrico que mais parecia um campo de concentração e extermínio chamado Colônia, que existiu na cidade de Barbacena, interior do Estado de Minas Gerais, durante o século passado, onde mais de 60 mil homens, mulheres e crianças perderam as suas vidas de forma desumana e brutal, com a maior parte das mortes das pessoas acontecendo e se intensificando nos anos negros da ditadura militar. 

O livro foi escrito a partir de relatos de alguns poucos pacientes que conseguiram permanecer vivos para contar os horrores que passaram durante anos sendo abandonados para morrer, além de testemunho de ex. funcionários do hospital que viram sessões de tortura, e a forma como era feito para que os pacientes viessem a óbito de forma planejada.

O livro conta também com farto material documental (fotografias) feitas pelo fotógrafo Luís Alfredo, na época (década de 70) repórter fotográfico da Revista ''O Cruzeiro''. 

Uma coisa que reparei é na história de diversos pacientes que foram levados para lá em trens semelhantes aos trens nazistas da segunda grande guerra, e o tratamento dado aos pacientes, também semelhante ao dado aos judeus nos campos de concentração da Alemanha nazista.

Outro detalhe está relacionado ao perfil dos pacientes: durante a leitura observa-se que para virar paciente desse hospital psiquiátrico bastava que a pessoa fosse diferente do que a sociedade colocou como sendo convencional. Contam-se histórias de pessoas que foram levadas pra lá não por serem loucas, mas por serem apenas tímidas, ou serem encontradas nas ruas, negros e pobres, homossexuais, militantes políticos, ou por determinação de fazendeiros, como no caso onde a filha de um poderoso dono de terra engravida de forma clandestina, e por causa disso é enviada para sempre para esse hospital onde lá permaneceu até a morte. 

Todo tipo de pessoa que fosse considerada fora dos padrões físicos/estéticos e psicológicos era condenada a ter que ir para esse campo de concentração.

O que se conclui é que para lá eram levadas todas as pessoas que a sociedade conservadora entendia ser a escória social, que por esta visão medieval teria que ser primeiramente escondida e depois eliminada, para que não pudesse chocar e ''contaminar'' a pureza hipócrita dessa sociedade doente que persiste em existir até os dias atuais. -  Por Ver! Ler & Conhecer.

O livro foi digitalizado em PDF, e colocado para download gratuito para todos aqueles que tiverem interesse no assunto, e quiserem aprender um pouco sobre a História obscura do nosso país.

Abaixo dois excelentes documentários oficiais que foram feitos sobre o tema.

Holocausto Brasileiro Manicômio de Barbacena (Documentário da Globo News)


Documentário Em Nome da Razão (Nos Porões da Loucura)

Nenhum comentário:

Postar um comentário