“Imaginar é mais importante que saber, pois o conhecimento é limitado enquanto a imaginação abraça o Universo” - Albert Einstein

domingo, 9 de outubro de 2016

71 anos do ataque nuclear a Hiroshima e Nagasaki


Em 06 de outubro de 2016 completou-se 71 anos do ataque que o governo dos EUA fez ao Japão, onde pela primeira vez na história da humanidade foi utilizada uma arma de guerra que foi desenvolvida para ter um poder brutalmente aniquilador e altamente destrutivo.

A bomba atômica feita de urânio chamada de ''Little Boy'', que foi lançada as 8 horas e 15 minutos da manhã do dia 06 de outubro de 1945 sobre a cidade de Hiroshima, explodiu e dizimou em segundos milhares de homens, mulheres e crianças, que foram queimadas e desintegradas pelas altíssimas temperaturas que chegaram a 3000ºC.

Este artefato bélico não foi o único a ser utilizado, no dia 09 de outubro foi a vez da cidade de Nagasaki, onde foi lançada outra bomba atômica, essa de plutônio, apelidada de ''Fat Man''. Outras milhares de pessoas foram assassinadas, levando o governo do Japão a pedir rendição alguns dias depois. Após a queda da Alemanha nazista, o Japão foi o último país a se render aos países aliados.

A guerra acabou, mas a ameaça atômica permaneceu viva no mundo durante muitas décadas com a corrida armamentista entre EUA e URSS, que dividiram o mundo em dois polos econômicos, um capitalista e outro socialista. A queda do muro de Berlin em 1989, e a separação da URSS em vários países em 1991 representou o fim da guerra fria.

Esses ataques covardes que levaram a humanidade a assistir essa tragédia, que nos dias de hoje sabemos ser injustificável por que os alvos foram civis, marcou para sempre o povo japonês, geração após geração. O impacto psicológico foi tão grande que dentro da arte os japoneses sempre procuram lembrar ou fazer referências a esses tristes episódios.

Em 1983 foi lançado um filme em formato de animação chamado ''Hadashi no Gen'' (Gen Pés Descalços) que conta a história de Gen e da sua família que vivem na cidade de Hiroshima no período da segunda guerra mundial. O filme mostra ele e seus familiares vivendo nesses dias de conflito, passando por grandes privações devido a grande escassez de alimentos, medo constante, entre diversos outros obstáculos e dificuldades.

Em uma parte o desenho narra com imagens, e reconstitui o lançamento da bomba atômica sobre Hiroshima. Mostra a explosão, os efeitos da mesma nas pessoas e animais, além de todos os momentos de terror que os habitantes inocentes da cidade sofreram instantes antes de serem assassinados.

O anime pode ser visto de forma completa e legendado para o português no endereço 
[https://www.youtube.com/watch?v=SClQHnr8lNk]

O vídeo postado tem uma montagem de áudio com a música ''Rosa de Hiroshima'', poema do poeta brasileiro Vinicius de Moraes que foi musicado pela banda ''Secos & Molhados'', e lançada no seu primeiro disco homônimo em agosto de 1973.

Rosa de Hiroshima

Pensem nas crianças / Mudas telepáticas / Pensem nas meninas / Cegas inexatas / Pensem nas mulheres / Rotas alteradas / Pensem nas feridas / Como rosas cálidas / Mas oh não se esqueçam / Da rosa da rosa / Da rosa de Hiroshima / A rosa hereditária / A rosa radioativa / Estúpida e inválida / A rosa com cirrose / A anti-rosa atômica / Sem cor sem perfume / Sem rosa sem nada


Nenhum comentário:

Postar um comentário