“Imaginar é mais importante que saber, pois o conhecimento é limitado enquanto a imaginação abraça o Universo” - Albert Einstein

terça-feira, 4 de outubro de 2016

O Brasil antes dos brasileiros - A Pré-História do nosso país (Livro)



Livro altamente interessante para estudiosos, pesquisadores, e qualquer um que goste de uma boa leitura. 

Esse livro traz estudos encima de achados de povos que existiram em nosso país muito antes dele ter sido descoberto pelos portugueses. Na verdade esse livro narra um pouco da história arqueológica dos verdadeiros povos brasileiros que sempre estiveram aqui desde 12.000 anos atrás.

Com texto altamente explicativo, e com conteúdo ricamente ilustrado com diversas fotografias e desenhos, podemos entrar nesse túnel do tempo histórico que nos levará a esse passado tão distante, como desconhecido da nossa terra que chamamos de Brasil.
_______________________________________________________

“Estamos acostumados a estudar as sociedades a partir dos textos escritos que alguns de seus integrantes deixaram (sobretudo quando se trata de sociedades passadas) ou da observação direta (quando é o caso de populações vivas). Dessa forma, os historiadores analisam sobretudo os documentos escritos, enquanto os sociólogos e antropólogos privilegiam a observação direta e os testemunhos orais.

Quando queremos conhecer as sociedades indígenas desaparecidas, não dispomos de textos, pois elas não utilizavam a escrita. Por outro lado, as sociedades ameríndias que sobreviveram até hoje são poucas em relação às que existiram outrora, e se modificaram demasiado para oferecer uma imagem adequada dos primeiros habitantes do território que hoje chamamos Brasil. Dependemos, portanto, exclusivamente dos vestígios materiais que eles deixaram, quase sempre involuntariamente, e com os quais nem historiadores nem antropólogos estão acostumados a tratar.

Os especialistas que estudam esses restos de corpos, instrumentos, atividades, moradias – dentro do contexto ambiental da época – são os arqueólogos. Têm os mesmos objetivos dos outros pesquisadores das ciências humanas, mas apenas utilizam métodos e técnicas diferentes (relacionados às ciências da vida e da Terra), e dependem do estudo dos vestígios materiais. Isso os leva a dar grande importância tanto ao que se convém chamar de “cultura material” quanto aos aspectos da vida quotidiana e ao ambiente no qual viveram as populações pretéritas.

Dessa forma, este livro fundamenta-se essencialmente em informações obtidas pela arqueologia, embora elas sejam muitas vezes interpretadas em função de teorias e conhecimentos relacionados à antropologia”.

O texto acima faz parte da introdução do livro chamada ''O estudo do passado e a Arqueologia”.


Pintura rupestre na Toca do Boqueirão da Pedra Furada, no Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí (Foto: Reprodução)

O Brasil antes dos brasileiros - A Pré-História do nosso país (Livro), colocado para download gratuito no site da LEA - Laboratório de Estudos Arqueológicos que pertence a UNIFESP / Universidade Federal de São Paulo.

https://leaarqueologia.files.wordpress.com/2013/11/o-brasil-antes-dos-brasileiros-andre-prous.pdf

2 comentários: