“Imaginar é mais importante que saber, pois o conhecimento é limitado enquanto a imaginação abraça o Universo” - Albert Einstein

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Renaissance - Face of Yesterday (1971)


Independente da beleza musical que iremos ouvir, vale muito mesmo a pena perceber o casamento entre a bela melancolia da canção com a história contada no vídeo.

Evidentemente esse vídeo foi montado por um fã da banda, e a parte do anime foi retirado de um filme italiano antigo chamado ''Allegro non troppo'' de 1976, que mescla partes filmadas com desenhos, muitos até psicodélicos. 

A parte utilizada nesse vídeo corresponde a uma pequena história contada em um dos muitos desenhos que aparecem no filme. Esse desenho tem como protagonista um gatinho solitário que vive sobre os escombros de uma antiga casa.

Essa casa toda destruída, e com contornos sombriamente escuros nos passa a idéia de envelhecimento e passagem do tempo, sendo também a única ruína do local, cercada por uma aparente cidade futurista.

Logo no início vamos perceber que o gatinho começa a ter lembranças do seu passado. O desenho fala sobre as memórias vividas por ele em um tempo que não existe mais.

Ele lembra com alegria a sua bela vida que outrora existia, lembra das pessoas que viviam com ele nessa casa, das coisas que elas faziam, das coisas materiais que existiam, da forma como ele era tratado, e de como ele era feliz.

Quando esses breves lapsos de memória se esvaem ele percebe a sua triste realidade. Enxerga novamente que tanto o seu adorado lar como as pessoas que ele gostava, já não existem mais, por que já se foram, e que tudo não passou apenas de doces sonhos. E dessa forma ele se vê novamente isolado na sua triste existência. 

Então ele segue sobrevivendo, até que no final ele mesmo se transforma em uma memória, quando subtende-se que ele também vai embora.

Nesse momento a canção também termina. Ouve-se um barulho forte de um trator que para diante das ruínas para fazer o trabalho de demolição.

A mensagem que fica é que apesar de todas as tristezas que o mundo nos proporciona, temos que procurar viver com alegria, valorizar as pessoas que amamos enquanto elas estão presentes, e não se apegar a bens materiais.

O fato do trator vir para derrubar o passado mostra claramente que nada de material nesse mundo nos pertence ou resiste para sempre. Não adianta ter apego por algo que será destruído, até por que toda a vida também termina, e outros virão para tomar conta do que ficar. -  Por Ver! Ler & Conhecer.


Uma belíssima música da banda inglesa de Rock Progressivo ''Renaissance'', com a sua primeira formação contando com a linda voz de Jane Relf.

A música foi gravada e lançada no segundo álbum de estúdio do grupo chamado ''Illusion'', que saiu em 1971.

* Esse é um vídeo ao qual me identifico totalmente, como se eu fosse esse gatinho. Desde cedo eu convivi com a perda. Vi a família que eu tinha ir toda embora, avô, avó, mãe, tias, não me restou quase ninguém.

* Gostaria de agradecer a minha querida prima que me enviou esse vídeo.

Existe um vídeo completo para o filme ''Allegro non troppo'' no canal do you tube, sendo que sem legenda em português. [https://www.youtube.com/watch?v=Eo3RWdolO9U]

Nenhum comentário:

Postar um comentário