“Imaginar é mais importante que saber, pois o conhecimento é limitado enquanto a imaginação abraça o Universo” - Albert Einstein

sábado, 22 de outubro de 2016

Tezcatlipoca



A mitologia asteca era repleta de deuses e deusas, pois a religião deste povo era politeísta. Os astecas costumavam fazer rituais de sacrifícios humanos e de animais para agradar ou acalmar seus deuses. Os deuses tinham forma humana misturada com animais e estavam diretamente ligados às forças da natureza e aos sentimentos humanos.

Tezcatlipoca é um dos três grandes deuses da mitologia asteca: é o deus que representa o céu noturno, a lua e as estrelas; também sendo considerado o senhor do fogo e da morte. Ele era uma das figuras mais temidas do panteão de deuses asteca, responsável pela criação do mundo, e vigilante das consciências. 

Muitas vezes ele foi representado como um jaguar que carrega em seu peito um espelho através do qual podia ver toda a humanidade. É conhecido como "O Senhor do Espelho Fumegante".

As traduções para o nome de Tezcatlipoca são bem variadas e, algumas vezes, até contraditórias. Apesar de haver uma certa convergência quanto a tradução literal dos dois principais termos que compõe o nome do deus (Tezcatl e Poctli), especialistas em náhuatle concordam que as questões referentes a esse debate não estão fechadas.

O náuatle é uma língua pertencente à família uto-asteca, usada pelos povos de mesmo nome e falada no território atualmente correspondente à região central do México, desde pelo menos o século VII. No final do século XX, era falada por pouco menos de um milhão e meio de pessoas.

Tezcatl é freqüentemente traduzido por ''refletir'' ou ''espelho''. Poctli significa ''fumo'', ''fumaça''.

Com a junção dos dois termos, teríamos a tradução mais usual: ''espelho fumegante''.

Muitos estudiosos afirmam que a palavra tletl (luz) estaria localizada entre os dois termos anteriores, formando ''espelho de luz fumegante'', mas essa hipótese não é confirmada.

Alguns especialistas de Tlaxcala apontam para a palavra Pucah, do idioma Otomi, que significa negro, mas a junção de dois idiomas, com o objetivo de compreender a etimologia do nome de um deus, é muito contestada.

FONTE: OLIVIER, Guilhelm. Tezcatlipoca: burlas y metamorfosis de un dios azteca. Mexico: Fondo de Cultura Económica, 2004.

* A imagem acima pertence ao manuscrito mexicano chamado de ''Codex Borgia'', escrito provavelmente antes da conquista espanhola, e levado para a Europa pelos conquistadores espanhóis. Foi descoberto por Alexander von Humboldt (geógrafo, naturalista e explorador) em 1805 entre o espólio do cardeal Stefano Borgia, a partir de quem o códice levou seu nome. Hoje está preservado na Biblioteca Apostólica Vaticana.


Máscara de Tezcatlipoca - século XV á XVI. A máscara foi feita utilizando como modelo um crânio humano. (arte asteca/misteca).

Abaixo um dos melhores sites que encontrei sobre a Mitologia do México.
http://www.mexicolore.co.uk/aztecs/gods/god-of-the-month-tezcatlipoca

Abaixo uma animação feita por Robin George, mostra o deus ''Tezcatlipoca'' se materializando na forma de um jaguar após um eclipse solar, descendo dos céus e visitando de forma breve a terra em uma área vulcânica onde passa a brincar controlando o fogo, e produzindo uma erupção no vulcão adormecido.

A música tema do anime se chama ''Home'' de Armand Amar, e originalmente faz parte da trilha sonora de um documentário de mesmo nome, lançado em 2009.



Nenhum comentário:

Postar um comentário