“Imaginar é mais importante que saber, pois o conhecimento é limitado enquanto a imaginação abraça o Universo” - Albert Einstein

domingo, 2 de outubro de 2016

Pink Floyd - Echoes (1971)


O vídeo começa com a música do Pink Floyd emersa em uma proposital escuridão, vindo logo após o surgimento de um ancião de cor negra, que faz uma declamação sobre o nascimento do universo. Uma referência direta sobre o continente africano, berço da humanidade. As suas palavras narram a história do começo dos tempos, e também da viagem sonora que se segue:

“No princípio dos princípios! na origem das origens não havia nada
Não posso dizer ''naquele tempo'' porque o tempo não existia
Não posso dizer ''naquele país'' por que o espaço não existia
Só existia o nada
Escuro
Escuro mais preto que uma noite sem lua
Mais silencioso que um jazigo
Mais vazio que o fundo de um deserto
Subitamente esse vazio, dá luz um minúsculo ovo de energia e matéria
É o nascimento do espaço e do tempo”.

Logo depois ele faz surgir o fogo em suas mãos, que pode ser entendido como um ato simbólico do criador e da sua criação. O início de tudo o que veio a existir no universo.

Então a viagem começa com as sequências de imagens mostrando o começo da constituição do universo, o surgimento das primeiras formas de vida. Mostra alguns animais e a sua evolução com o passar do tempo, até que finalmente começa a parte cantada da música, onde as imagens começam a contrastar com o que a letra da canção nos fala. 

A montagem é magnífica mostrando muitas partes da história humana em várias épocas distintas, com imagens retiradas tanto de filmes, como de documentários, reportagens de televisão, além de dados estatísticos.

Está tudo lá, extinção dos dinossauros, Império Romano, escravidão, diversidade étnica e cultural dos povos, descobrimento da América, nazismo, luta pelos direitos raciais, guerras, holocausto, entre diversos outros acontecimentos que marcaram a história da humanidade até a época atual.

Um vídeo que foi feito para olharmos para dentro desse portal que nos leva ao passado muitas vezes sombrio de nossos antepassados, e que depois nos traz de volta a nossa realidade, que também não é nada diferente em relação a muitas épocas. 

Vários alertas são dados durante o decorrer do vídeo, mostrando que a humanidade está caminhando aceleradamente, de forma insana para a sua própria extinção. O ser humano cada vez mais agarrado em sua sede pelo poder, e pelo bem material está demolindo sem piedade a sua própria casa. Dando um tiro coletivo que vai acertar a cabeça de todos os habitantes do planeta.

Todas essas coisas tem o propósito de nos lembrar, e de nos convidar a pararmos e refletirmos sobre o nosso papel nesse mundo em que vivemos. Sobre o que estamos fazendo de bom, e como estamos levando a nossa vida, presos dentro do sistema.

Existe esperança? Talvez exista no âmago do coração de cada um, mas ela só será real se houver a conscientização de todos para uma mudança conjunta de direção que nos leve para um novo caminho, que seja diferente desse ao qual estamos sendo levados a apenas sobreviver, até que chegue o final. -  Por Ver! Ler & Conhecer.

Um dia o meu corpo vai desistir da luta e retornará para o mundo esta matéria a qual eu fui feito
Esta galáxia de bilhões de átomos que foi uma vez vai morrer como morrem estrelas semeando a sua matéria através do espaço
Esses átomos que vieram para dançar dentro de mim vão dançar em outros lugares
Um, dois, três... Um, dois, três, e lá vão eles
Eles vão migrar para a asa de uma borboleta, a casca de uma árvore, a pluma de uma nuvem, ou o cabelo de uma pulga
E vou deixar a minha música aqui para que outros a possam cantá-la em sua própria maneira”.

* As duas citações do início e do final do vídeo fazem parte de um documentário chamado ''Genesis'', feito na França e na Itália, sendo lançado em 27 de setembro de 2004. 

Ele se encontra postado no canal do you tube de forma completa, e em qualidade HD, mas narrado apenas na língua francesa, ainda sem tradução para a língua portuguesa. 
[https://www.youtube.com/watch?v=jxm5Y6KWuYA]

(VEJAM EM TELA CHEIA PARA LER AS MENSAGENS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário