“Imaginar é mais importante que saber, pois o conhecimento é limitado enquanto a imaginação abraça o Universo” - Albert Einstein

domingo, 10 de setembro de 2017

Soy Cuba (Filme) (Legendado) (1964) (CUBA / URSS)



"Sou Cuba” de Mikhail Kalatozov, é um dos filmes mais importantes da década de 1960.

O filme é considerado uma das expressões máximas do Realismo-socialista, ou seja, da corrente estética marxista ortodoxa que imperava nas artes soviéticas, e que possuía uma concepção de Arte pautada na sua relação com a sociedade e, principalmente, como expressão da luta de classes. Toda a arte soviete, incluindo o Cinema, deveria ser uma expressão ideológica do regime soviete.

No caso de Kalatozov, ele havia ganhado grande destaque internacional com o filme “Quando voam as cegonhas” (Letyat Zhuravli, U.R.S.S, 1957), que foi laureado com a Palma de Ouro do Festival de Cannes de 1958. Deste modo, no contexto da Guerra Fria (1945-1991), pós Revolução cubana (1959) e pós “Crise dos mísseis” (1962), o filme ”Sou Cuba” de Mikhail Kalatozov serviu como um elemento panfletário e antí-imperialista-capitalista, na medida em que narra a vida da população cubana antes e depois da Revolução, ou seja, da passagem de Cuba como “protetorado”, “casa de praia”, e “prostíbulo” estadunidense para a revolução socialista.
Todo um grande aparato de produção, financiado pelo governo soviético, contando com o mais famoso diretor da época (Kalatozov) e com profissionais da área, foi levado para a ilha caribenha na tentativa de rodar um filme que mostrasse, a partir de quatro pequenas histórias exemplares, o processo de transformação pelo qual passou a sociedade cubana na passagem do regime ditatorial de Fulgêncio Batista para a revolução de 1º de janeiro. Vê-se a tentativa do Artista de compreender o mundo a sua volta, seja nos seus aspectos históricos e sociais como também artísticos e estéticos, em uma incessante busca pelo conhecimento e pela verdade. A Dualidade do Cinema Soviético da Década de 1960 http://www.travessacinematografica.com.br/2012/08/a-dualidade-do-cinema-sovietico-da.html

PARA VER O FILME ACESSE: Mídia social russa VK
https://vk.com/video-143489659_456239184

* O único canal de toda a internet onde é possível encontrar este filme, e vê-lo online, é na rede social russa VK. Quem desejar fazer uma conta nesta excelente rede social, basta acessar o endereço eletrônico abaixo:

www.vk.com

Por motivos de censura e ditadura da informação, o filme foi removido de todos os veículos de mídia do Ocidente. Por que isso aconteceu? Por que o sistema não quer que o povo assista, leia, ou conheça obras artísticas que possuem alta qualidade histórica, que mostre a verdade dos fatos, e leve ao pensamento e a reflexão.

O filme foi banido de todas as mídias sociais estadunidenses como, facebook, Youtube, entre outras, e não há como colocá-lo postado nesses canais.

ATUALIZADO: 08 de fevereiro de 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário